Sem categoriaCoLAB B2E lança AEIOU da Aquacultura

CoLAB B2E lança AEIOU da Aquacultura

Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul assinala o Dia Europeu do Mar 2022 com nova campanha digital para crianças

Aquacultura não é ‘bicho papão’

O Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul lança a nova campanha digital “AEIOU da Aquacultura”, destinada a crianças em idade escolar, para assinalar o Dia Europeu do Mar.

“A aquacultura, e em especial a portuguesa e europeia, não é um ‘bicho papão´. É uma prática milenar, iniciada pelos japoneses, egípcios e povos do Havai e se, tal como outras temáticas, for explicada de forma simples, rigorosa e cativante às nossas crianças, mais esclarecidas, interessadas e conhecedoras serão e, portanto, menos permeáveis a mitos e preconceitos”, esclarece a Coordenadora Técnico-Científica do B2E Elisabete Matos.

Cada vogal com o seu conceito

A campanha consiste em vários suportes digitais, incluindo um vídeo geral disponível nas redes sociais do CoLAB (Instagram, Facebook, LinkedIn), website e que será partilhado a nível nacional, inclusivamente pela rede da Escola Azul e instituições ligadas ao setor.

No vídeo geral, a cada vogal A, E, I, O, U é associada a uma palavra-chave que começa pela respetiva vogal. Veja o vídeo:

Todas as semanas foram lançados conteúdos adicionais sobre cada uma das letras e temas mencionados: “Aquacultura” “Espécies”, “IMTA e Sistemas de Produção”, “Ómega-3” e “Universidades”.

A – corresponde a Aquacultura, que é definida como “o cultivo de peixe, marisco ou plantas, em água”

E – é associada a Espécies, indicando-se as principais espécies produzidas em aquacultura em Portugal e que são “amêijoa, ostra, pregado, mexilhão, dourada e robalo”

I – designa o sistema de produção em aquacultura IMTA (Sistema Multitrófico Integrado), “um dos sistemas possíveis de produção em aquacultura” e onde “os resíduos alimentares de uma espécie são reciclados e tornam-se alimento de outra espécie”, havendo, portanto, circularidade

O – corresponde a ómega-3 cuja principal fonte é o pescado, estando fortemente presente no peixe de aquacultura, e que “é uma gordura essencial para sermos saudáveis”

U – remete para as Universidades e a respetiva formação na área, disponível de norte a sul do país, abrindo horizontes para possíveis profissões na área, abrangendo desde “biologia marinha” a “investigação”, “produção de peixe”, “mergulho”, entre outras.

B2E aposta em Literacia para todas as idades

“Depois de lançarmos a campanhas online “Oh Não! Afinal, É Mito” em que esclarecemos mitos da Aquacultura, com base em factos científicos, e o Guia Digital “Os 10 Mandamentos do Pescado”, com dicas úteis a ter em conta quando compramos pescado, que chegaram a milhares de pessoas, considerámos que estava na altura de apostar no público mais jovem, abrangendo assim um grande – e fundamental – setor da nossa sociedade”, refere Elisabete Matos.

Estas duas campanhas foram recentemente aprovadas e selecionadas para serem apresentadas no evento das Atividades Satélite da Década do Oceano, patrocinado pelo Ministério Federal da Educação e Investigação Alemão, em parceria com a UNESCO.

Drag View