Sem categoriaSonar Tecnológico #12

Sonar Tecnológico #12

O B2E apresenta a décima segunda edição do Sonar Tecnológico, a nossa seleção mensal de iniciativas nacionais e internacionais a reter, no âmbito de novas patentes e tecnologias no setor da bioeconomia azul.

Aquacultura

  1. Projeto de investigação do INL sobre os riscos para a saúde de nanopartículas na aquacultura atlântica vai publicar resultados

Um amplo estudo liderado pelo Laboratório Ibérico de Nanotecnologia sobre os potenciais riscos para a saúde das nanopartículas na indústria da aquacultura vai divulgar as suas conclusões. Consulte as datas de apresentação dos resultados aqui.

In The Fish Site.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

  1. Óleo de camomila para anestesiar peixes de aquacultura

Os extratos de ervas medicinais têm propriedades anestésicas nos peixes.

In Mis Peces.

Saiba mais aqui.

 

  1. Sistema de recirculação de aquacultura utilizando fermentador de bioflocos e aquaponia

Um sistema de aquacultura de recirculação utilizando um fermentador de bioflocos e aquaponia compreendendo um tanque aquático de reprodução que produz peixes de viveiro, um filtro rotativo que filtra a água de reprodução drenada do sistema de aquacultura de recirculação; um sistema de filtragem automático no qual a água de reprodução do filtro rotativo é movida e purificada; um sistema de fermentação de bioflocos que fornece e mistura oxigênio à água de retrolavagem do sistema de filtragem automática; e um sistema de aquaponia que cultiva plantas na água de reprodução misturada com oxigénio estável e de alta concentração movido do sistema de fermentação de bioflocos.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Dietas para aquacultura com carvão

A invenção refere-se ao campo de dietas para aquacultura e ao campo de alimentação e cultivo de organismos aquáticos incluindo peixes, tais como douradas, crustáceos e camarões. É descrita uma dieta para aquacultura na forma de pellets com dimensões específicas com alta percentagem em peso de proteína e incluindo uma fonte de carvão. Os resultados mostram que as dietas para aquacultura têm diferentes vantagens em relação às dietas do estado da técnica.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Método para remoção de compostos palatáveis ou odoríficos nocivos do sistema de aquacultura por transportadores hidrofóbicos bioativos

A presente invenção apresenta um método para remoção de compostos de sabor ou odor nocivos de um sistema de aquacultura por transportadores hidrofóbicos bioativos com recurso a um agente hidrofóbico e um hidrocolóide, e a um sistema de aquacultura de recirculação compreendendo os referidos transportadores.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Extrato enriquecido em enzimas e utilização no pré-tratamento de matéria-prima vegetal de dietas para animais

A presente divulgação refere-se a um extrato enriquecido em enzimas obtido através da fermentação em estado sólido de bagaço cervejeiro para utilização como aditivo alimentar em dietas de animais, preferencialmente dietas para peixe. O presente pedido de patente também descreve um processo de pré-tratamento de dietas à base de matéria-prima vegetal para aumentar a biodisponibilidade de nutrientes das referidas dietas, aumentando assim o seu valor nutricional.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Sistemas, métodos e composições para a inibição de toxinas bacterianas no tratamento da síndrome de mortalidade precoce em animais aquáticos

A invenção refere-se a novos sistemas, métodos e composições para a inibição competitiva de toxinas bacterianas expressas em sistemas animais e, preferencialmente, a inibição de toxinas produzidas por bactérias patogénicas que afetam animais aquáticos. Um aspeto da invenção inclui métodos e composições para o tratamento da Síndrome de Mortalidade Precoce em camarão através do uso de peptídeos truncados PirBVp s como inibidores competitivos para reduzir a formação do complexo citotóxico dimérico PirAVp/PirBVp.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

Recursos Vivos Marinhos

  1. Quitina e quitosano originados de fluxos de valorização de resíduos de crustáceos, podem apoiar os sistemas alimentares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os resíduos de crustáceos, constituídos por conchas e outras frações não comestíveis, representam uma fonte subutilizada de quitina. Aqui, são explorados os desenvolvimentos no campo da extração e utilização de quitina e quitosano derivados de resíduos de crustáceos, avaliando sistemas alimentares emergentes e aplicações biotecnológicas associadas a esse fluxo de resíduos globalmente abundante.

In Nature Food.

Saiba mais aqui.

 

  1. Um estudo de investigadores portugueses e espanhóis avança com uma técnica para extrair lípidos de alto valor a partir de cabeças de douradas e de robalo

Investigadores espanhóis e portugueses da área de nutrição aplicam uma nova tecnologia que recupera rapidamente óleos ricos em ómega-3 da cabeça descartada de dourada e robalo de aquacultura com alta qualidade e biotecnologia. Especificamente, o estudo teve como objetivo aplicar uma tecnologia de recuperação de líquidos por extração assistida por micro-ondas. Esta tecnologia foi já utilizada no salmão do Atlântico, pelo que outro dos objetivos do estudo consistia na adaptação a estas duas espécies: dourada e robalo.

In Mis Peces.

Saiba mais aqui.

 

  1. Um tesouro de compostos bioativos do mar profundo

Avanços recentes no processo de amostragem e novas técnicas de cultivo de microrganismos e isolamento químico promoveram a descoberta de agentes bioativos de organismos do fundo do mar. Esta revisão fornece uma visão geral do potencial tesouro representado pelos metabólitos produzidos por espécies marinhas profundas e a sua bioatividade para o tratamento e prevenção de várias patologias humanas.

In NCBI.

Saiba mais aqui.

 

Biotecnologia Marinha

  1. Processos para a produção de composições de ómega-3 a partir de algas e respetivas extrações

Processo de obtenção de composições de óleos altamente biodisponíveis a partir de biomassas e, em particular, biomassas de algas autotróficas, assim como proporcionando quebras de balanço de massa caracterizadas e clarificadas e seus produtos sem perda de massa significativa para extração, como extração líquido-líquido, segregação de polaridade e uso de cartuchos mecânicos.

In Patent Scope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Enxertos marinhos para geração de tecidos humanos

O presente conceito inventivo refere-se ao campo enxertos de origem marinha para geração personalizada de tecidos humanos para futura aplicação clínica. Em concreto, refere-se a um método para geração e avaliação de enxertos humanos personalizados usando invertebrados marinhos descelularizados como novos bio-enxertos recelularizados com células-tronco autólogas do paciente.

In Patent Scope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Extratos colagenoso para uso como medicamento

A presente invenção refere-se a um extrato colagenoso de invertebrados marinhos para uso no tratamento de epidermólise bolhosa, e às composições farmacêuticas que incluem o referido extrato colagenoso de invertebrados marinhos e métodos para fabricar o extrato.

In Patent Scope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Aplicação de um fragmento de uma sequência nucleotídica isolada na construção de osso intermuscular não mineralizado de Danio rerio

Aplicação de um fragmento de uma sequência nucleotídica isolada na construção de peixe-zebra sem ossos intermusculares. O peixe-zebra sem ossos intermusculares é obtido por meio de um método de mutação genética, que serviu de base para pesquisas posteriores sobre o mecanismo de formação molecular de ossos intermusculares de peixes e o cultivo de peixes com valor económico e sem ossos intermusculares e possui grande potencial de aplicação noutras espécies de peixes de aquacultura.

In Patent Scope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Esterilizante inócuo que utiliza hemocianina e fulerenos funcionalizados com efeitos microbiocidas e de eliminação de radicais intracelulares e intersticiais de amplo espectro para matéria embalada, produtos biológicos e orgânicos, incluindo líquidos, gases, tecidos, órgãos, células e membros com oxigenação mediada por cobre para viabilidade e preservação

Esta invenção refere-se a uma suspensão de tecido e órgão de transplante composta cheia de halogenados e funcionalizados com maior relaxividade e hemocianina para aumentar a qualidade, integridade, preservação e esterilidade do material embalado, meio de armazenamento e/ou meio nutriente. A hemocianina pode ser proveniente de várias espécies de artrópodes e moluscos, como o caranguejo-ferradura (Limulus polyphemus). A suspensão intensificadora confere transporte de oxigénio, antimicrobiano de amplo espectro e características de eliminação de radicais livres aos meios de armazenamento tradicionais e meios nutrientes, bem como ao material embalado, sem o uso de agentes biocidas potencialmente prejudiciais, como antissépticos, detergentes, desinfetantes, antibióticos, antifúngicos, surfactantes, germicidas ou substâncias imunogénicas que podem levar à citotoxicidade quando adicionados ao tecido transplantado.

In Espacenet.

Saiba mais aqui.

Drag View