Sem categoriaLiteracia do Oceano através do Atlântico – B2E assina novo MoU

Literacia do Oceano através do Atlântico – B2E assina novo MoU

Prosseguindo a nossa missão de promoção da Literacia do Oceano para todos os públicos e colaboração global, o B2E acaba de assinar um Memorando de Entendimento com a Acqua Matter, organização internacional sediada no Brasil que desenvolve projetos multidisciplinares para nos reconectar com o Oceano através de todas as suas águas.

O principal objetivo desta colaboração será explorar potenciais atividades que envolvam o público em questões de literacia, dando suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 2 Fome Zero, ODS 13 Ação Climática e ODS 14 Vida Subaquática. Veja o compromisso do B2E com os ODS aqui.

A Acqua Mater (Mãe Água, em latim) é uma organização internacional que desenvolve projetos artísticos, educacionais e sociais através de parcerias. Tem como objetivo “compartilhar o conhecimento que nos reconecta com as origens da vida e revitaliza a nossa relação com as ÁGUAS”.

Fundada por Patrícia Furtado de Almeida, com formação em Artes Performativas, a associação oferece “comunicações” a todos os níveis possíveis, desde a atuação no ensino, oratória, tradução e interpretação. A Acqua Mater colabora ativamente com instituições internacionais como a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e a Sustainable Ocean Alliance, e Patrícia Furtado de Almeida tem sido palestrante em eventos importantes como a Conferência dos Oceanos da ONU 2022, em Lisboa, e a COP27, no Egito.

O B2E tem uma forte atividade de comunicação e divulgação, tendo criado três campanhas focadas no consumo de pescado sustentável: “Oh Não! Afinal é Mito!” que desvenda os mitos da aquacultura com dados e factos de base científica, “Os 10 Mandamentos do Pescado”, um guia digital para orientar na melhor escolha do pescado, de acordo com critérios de sustentabilidade ambiental e económica e aspetos sanitários e nutricionais, e o “AEIOU da Aquacultura” destinada a crianças em idade escolar.

O CoLAB adiciona agora a Acqua Mater a uma lista de instituições e redes de colaboração, como o Iceland Ocean Cluster, o EU4Ocean e o RISE UP (informações detalhadas disponíveis aqui).

Drag View