NewsB2E CoLAB “orgulha-se de fazer parte do Consórcio Inovamar”

B2E CoLAB “orgulha-se de fazer parte do Consórcio Inovamar”

Assembleia-Geral marcada pela presença do ministro da Economia e do Mar

A coordenadora executiva do B2E – Laboratório Colaborativo para a Bieoconomia Azul, Maria Coelho, participou, esta segunda-feira, na Assembleia Geral do Consórcio Inovamar, no âmbito do Pacto da Bioeconomia Azul, agenda mobilizadora de 133 milhões de euros que pretende mudar o paradigma no sentido da descarbonização.  O evento ficou marcado pela presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que reiterou o compromisso do caminho da sustentabilidade através do mar e, em particular, da bioeconomia azul.

O B2E CoLAB faz parte das 83 entidades nacionais, entre as quais grandes, pequenas e médias empresas, start-ups e instituições de investigação e desenvolvimento que integram o consórcio do Pacto da Bioeconomia Azul (PBA), criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e liderado pela Inovamar. O financiamento global é de 133 milhões de euros, 94 milhões dos quais através do PRR.

Dentro dos vários work packages existentes no PBA, o B2E CoLAB está envolvido em quatro verticais e um transversal, liderando um projeto inovador que visa a criação de uma Plataforma de Coprodutos, ao qual se juntam, como parceiros, o CIIMAR, ISEP, IPMA, UA e UMinho. O objetivo, como explicou a coordenadora executiva do B2E CoLAB, Maria Coelho, durante a apresentação deste eixo vertical na Assembleia-Geral do Consórcio Inovamar, “passa pela valorização dos coprodutos marinhos e de água doce em Portugal, criando novas cadeias de valor”. “O B2E CoLAB orgulha-se de fazer parte desta iniciativa e está empenhado em contribuir para a transformação positiva da bioeconomia azul”, realça Maria Coelho.

Drag View