NewsSparos: Na vanguarda da Bioeocnomia Azul

Sparos: Na vanguarda da Bioeocnomia Azul

OCEAN CONNECTORS

No universo da bioeconomia azul, a Sparos emerge como uma PME pioneira, moldando o curso da aquacultura com soluções inovadoras e produtos de ponta. Com uma sólida base científica em nutrição de peixes e décadas de experiência, a Sparos, uma das empresas associadas do B2E CoLAB, desenha um futuro sustentável à medida que desenvolve microalimentos de vanguarda e o software revolucionário FEEDNETICS™. A rubrica Ocean Connectors dedica cinco perguntas a Luís Conceição, fundador e CEO da Sparos.

Quais são os principais resultados do trabalho da Sparos no domínio da bioeconomia azul?

A Sparos é uma PME pioneira, especializada no desenvolvimento de produtos de ponta e soluções nutricionais personalizadas para a indústria da aquacultura. Com base numa vasta experiência científica em nutrição de peixes e aquacultura, a SPAROS combina tecnologias inovadoras com uma plataforma flexível de alimentação à escala piloto e uma linha de produção de microalimentos. Ao longo dos anos, a Sparos tem liderado numerosos esforços de investigação e desenvolvimento, desenvolvendo microalimentos de ponta (a gama Hatchery Feeds) e produzindo ferramentas como o software FEEDNETICS™ para prever o crescimento dos peixes, o impacto ambiental da alimentação e a composição bioquímica dos peixes.

Um projeto no domínio da bioeconomia azul em que tenha participado e do qual se orgulhe.

Estamos particularmente orgulhosos de ter produzido o software FEEDNETICS™ para prever o crescimento dos peixes, o impacto ambiental da alimentação e a composição bioquímica dos peixes. Acreditamos que este software e os seus futuros concorrentes serão a pedra angular da alimentação de precisão nas pisciculturas num futuro próximo.

Um projeto ou ideia que gostaria de implementar na bioeconomia azul?

Na Sparos, gostaríamos de implementar um serviço rápido baseado em tecnologias ómicas para avaliar o estado nutricional e de saúde dos peixes em ensaios laboratoriais e também em explorações piscícolas. Estamos a trabalhar nesse sentido.

Como imagina a bioeconomia azul daqui a 30 anos?

Esperamos que se tenha transformado num sector sustentável, que responda simultaneamente aos desafios do crescimento económico e de empregos bem remunerados, com custos ambientais mínimos. Na Sparos, trabalhamos todos os dias para contribuir para isso, alargando a base de conhecimentos e fornecendo soluções práticas para a alimentação de precisão dos peixes.

Qual a importância do trabalho efetuado pelo B2E CoLAB?

É muito importante criar sinergias entre os seus parceiros e também com outras partes interessadas. O seu trabalho como principal centro de comunicação no âmbito da bioeconomia azul e com a sociedade em geral é notório.

Drag View