NewsSonar Tecnológico #20

Sonar Tecnológico #20

Descubra os últimos avanços tecnológicos! Nesta edição, destacamos um projeto inovador que apresenta um sistema de monitorização de parasitas externos em peixes, utilizando uma câmara submersa e um poderoso processamento de imagens. A farinha de insetos revela-se cada vez mais uma aposta, como se percebe pelo acordo da multinacional Biomar com uma empresa francesa de biotecnologia.

Em junho, embarque ainda numa jornada pela agricultura, onde peixes, legumes, insetos, algas e cogumelos são cultivados sinergicamente, criando um ciclo harmonioso de recursos. Aproveite também as inovações na biotecnologia marinha, desde o cultivo de células estaminais embrionárias de peixes até às composições alimentares enriquecidas com algas termicamente tratadas.

Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a primeira quinta de aquaponia na Europa, onde águas residuais tratadas são utilizadas na criação de peixes e vegetais, exemplificando o conceito de economia circular.

Estes projetos e descobertas estão a moldar o futuro da bioeconomia azul!

 

AQUACULTURA

Sistema para monitorização externa de parasitas de peixes em aquacultura

Este projeto inovador consiste na criação de um sistema de monitorização externa de parasitas em peixes de aquacultura, que inclui uma câmara adequada para ser submersa numa rede marítima. A câmara é posicionada para captar as imagens dos peixes. Além disso, a invenção inclui um sistema eletrónico de processamento de imagens configurado para identificar parasitas externos nos peixes através da análise das imagens captadas. Este sistema é caracterizado pela inclusão de um detetor de parasitas externos nos peixes, utilizando uma rede neural treinada para os detetar com precisão.

Espacenet

Saiba mais aqui.

 

BioMar assina acordo com empresa francesa de biotecnologia para produzir novos alimentos para aquacultura à base de insetos

Após anos de I&D, a farinha de insetos é agora vista como um novo e promissor ingrediente para a indústria da aquacultura. Identificando a adequação da mosca-soldado negra como um novo ingrediente alimentar, a BioMar, uma empresa inovadora de alimentos para aquacultura, uniu forças com a Agronutris – uma empresa francesa de biotecnologia especializada em moscas-soldado negras –, para produzir a próxima geração de farinhas de insetos sustentáveis concebidas para a aquacultura.

TheFishSite

Descubra mais aqui.

 

RAS integrado num sistema holístico de agricultura de interior

A Organic Garden pretende criar uma rede de exploração terrestre que produza, de forma sinérgica e sustentável, peixe, legumes, insetos, algas e cogumelos, que são depois vendidos diretamente às cantinas de toda a Alemanha. Todos os módulos da Organic Garden (peixe, estufa para legumes, insetos, algas e cogumelos) serão planeados e construídos para funcionarem independentemente uns dos outros. Ao mesmo tempo, estarão ligados uns aos outros, o que permite criar o ciclo sinergético da quinta. Vários materiais e substâncias serão reutilizados, por exemplo: a água do módulo dos peixes fertilizará as estufas e os resíduos orgânicos da exploração de cogumelos serão reutilizados no módulo dos insetos. Estas sinergias reduzem a despesa operacional global em cerca de 10 por cento.

TheFishSite

Saber mais aqui.

 

RECURSOS VIVOS MARINHOS

 

Composição alimentar inclui algas tratadas termicamente

Esta descoberta relaciona-se com o campo das composições alimentares que incluem algas. Em particular, refere-se a uma composição alimentar que inclui algas submetidas a tratamento térmico para reduzir sabores indesejados. As algas podem ser do género Chlorella. Por exemplo, as algas podem ser da espécie Chlorella vulgaris.

Espacenet

Saiba mais aqui.

 

Nasce primeira quinta de aquaponia europeia com águas residuais para criação de peixe e vegetais

Está a nascer em Itália a primeira quinta de aquaponia  da Europa, onde vão ser utilizadas águas residuais tratadas para a criação de peixe e vegetais, implementando o conceito de economia circular. A investigação é liderada por um consórcio europeu de 20 parceiros de oito países, no qual se integram duas instituições de Ensino Superior portuguesas. O objetivo do AWARE (Aquaponics from WAstewater REclamation) é criar a primeira quinta na Europa que utiliza águas residuais num sistema de aquaponia, ou seja, que combina a aquacultura com a hidroponia.

Agricultura e Mar

Saiba mais aqui.

 

BIOTECNOLOGIA MARINHA

 

Método de cultura de células estaminais embrionárias de peixes

Esta descoberta fornece um método de cultura de células estaminais embrionárias de peixe, compreendendo a cultura, numa superfície revestida com vitronectina, células estaminais embrionárias  de peixe num meio de cultura que inclui estes oito componentes: (1) insulina, (2) selénio, (3) transferrina, (4) ácido L-ascórbico, (5) FGF2, (6) TGFβ, (7) NaHCO3 ou KHCO3, e (8) L-glutamina.

Espacenet     

Discover more aqui.

 

Novas composições anidras constituídas por óleos marinhos

A presente divulgação descreve uma nova composição farmacêutica tópica, anidra, composta por óleo marinho, como óleo de peixe ou óleo de algas; óleo vegetal com um teor de gordura ómega 3 superior a 9% em peso, como óleo de sementes de cânhamo, óleo de canola, óleo de sementes de linho ou canabidiol; monolaurina, ésteres cetílicos ou cera; e triglicéridos de cadeia média (“MCT”) e, opcionalmente, colagénio de peixe. A composição é útil para o tratamento de feridas, queimaduras e doenças da pele.

Espacenet     

Saiba mais aqui.

Drag View