NewsSonar Tecnológico #25

Sonar Tecnológico #25

Da nutrição revolucionária para larvas, à engenharia genética por IA na aquacultura, explore as inovações mais recentes. Descubra os segredos da preparação de produtos substitutos da carne com algas congeladas, ou da engenharia genética de bactérias marinhas para produção de biomateriais. Não perca mais uma edição do Sonar Tecnológico do B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul… É a revolução tecnológica no mundo marinho!

Estrutura em gel que visa facilitar a substituição de alimentos vivos nas primeiras fases de vida de organismos aquáticos

É apresentado um complemento alimentar adequado para larvas de camarão ou de peixe. O complemento nutricional inclui uma estrutura de gel particulado com ágar, um atrativo e água, e um meio aquoso que inclui pelo menos um sal. A estrutura de gel particulada pode ser formada em partículas gelificadas, por exemplo, grânulos, e as partículas gelificadas podem ser adicionadas ao meio aquoso. A invenção também se refere a um método de preparação do complemento nutricional e a um método de co-alimentação de larvas de camarão ou peixe com o complemento nutricional e, pelo menos, um alimento húmido ou seco.

Espacenet

Descubra mais aqui

Conversão de fibra de baixo valor em proteína de alto valor para rações aquáticas

A DBug, uma empresa start-up do Reino Unido, está a utilizar insetos como agentes de bio processamento para converter subprodutos de soja e colza em proteínas de larvas da farinha com elevado valor, para posterior utilização nos mercados de alimentos para animais aquáticos e animais de companhia.

TheFishSite

Descubra mais aqui.

Aditivo alimentar para aumentar a relação entre ácidos gordos polinsaturados ómega 3/ómega 6 em animais aquáticos

A presente invenção diz respeito a um aditivo para alimentação de animais aquáticos que compreende uma combinação de capsaicinóide, piperina, gingerol e um composto selecionado de cinamaldeído, um curcuminóide e uma mistura dos mesmos, e pelo menos um excipiente aprovado para a alimentação animal. Está também prevista a utilização da combinação com um aditivo para a alimentação de animais aquáticos, ou com um alimento, para aquacultura, por forma a aumentar a quantidade de ácidos gordos polinsaturados ómega 3 de cadeia longa nos lípidos totais, ou aumentar a proporção de ácidos gordos polinsaturados ómega 3/ómega 6 nos lípidos totais, ou ambos, em animais aquáticos.

Espacenet

Descubra mais aqui


RECURSOS MARINHOS VIVOS

Utilização de algas marinhas frescas congeladas na preparação de produtos substitutos da carne

A presente invenção refere-se à utilização de algas marinhas recém-congeladas, preferencialmente Himanthalia elongata, para a preparação de um produto alimentar. O produto alimentar resultante é, de preferência, um produto substituto de carne com uma elevada quantidade de algas marinhas, mas com um excelente perfil sensorial e/ou prazo de validade. A utilização de algas marinhas recém-congeladas pode também conferir ao produto substituto de carne um perfil nutricional com benefícios para a saúde.

Espacenet

Descubra mais aqui

Produtor de insetos associa-se a gigante alimentar mundial

A Protix, um dos principais produtores de insetos para utilizações que incluem alimentos para animais aquáticos, pode garantir um duplo acordo com a Tyson, uma das maiores empresas alimentares do mundo.

TheFishSite

Descubra mais aqui.


BIOTECNOLOGIA MARINHA

Tecnologia genética direcionada chega à aquacultura de crustáceos

A investigação sobre edição de genes com recurso a IA recebeu financiamento da Autoridade de Inovação de Israel (IIA) para aplicação na aquacultura de crustáceos, na esperança de satisfazer as crescentes exigências globais de segurança alimentar e sustentabilidade.

TheFishSite

Descubra mais aqui.

Produção e caraterização parcial de compostos bioativos, obtidos a partir de recursos biológicos marinhos subutilizados para uma formulação cosmética: Avaliação da Citotoxicidade e Bioatividade

Nesta investigação foram obtidos colagénio hidrolisado, glicogénio e ácido hialurónico, através da valorização biotecnológica de biorrecursos marinhos subutilizados. O colagénio hidrolisado foi obtido através da hidrólise do colagénio do tubarão azul com papaína e ultrafiltração. O glicogénio foi isolado a partir de águas residuais da cozedura industrial de mexilhões através de ultrafiltração, precipitação e separação seletiva de polissacáridos. O ácido hialurónico foi produzido por fermentação, purificação e despolimerização. O principal objetivo foi testar a viabilidade de incluir estas três biomoléculas numa formulação cosmética como compostos bioativos.

NCBI    

Descubra mais aqui.

Engenharia genética de bactérias marinhas para produção de biomateriais, uso de probióticos em aquacultura e recuperação de meios marinhos

Nesta invenção são fornecidas composições, incluindo produtos de fabrico e kits, e métodos para a produção de estirpes bacterianas marinhas melhoradas com a capacidade de produzir produtos estimulantes que amplificam os seus efeitos probióticos para restauro de recifes e aplicações biotecnológicas. Em formas de realização alternativas, as bactérias marinhas geneticamente modificadas (tais como Nereida, Vibrio, Pseudoalteromonas e/ou Roseobacter bacterium), tal como aqui previstas, e as composições, produtos de fabrico, kits e métodos aqui previstos, são utilizadas na produção de biomateriais, na utilização probiótica em aquacultura e/ou para fins de recuperação ambiental.

Espacenet

Descubra mais aqui.

Drag View