NewsSonar Tecnológico #26

Sonar Tecnológico #26

O cenário global da investigação ganha destaque com a diversidade de estudos e projetos inovadores. Entre eles, a inauguração de uma planta piloto revolucionária para a produção de rações aquáticas em Portugal. No Sonar Tecnológico do B2E CoLAB conheça, ainda, outras pesquisas: desde a extração de bioprodutos marinhos até à descoberta de novos métodos de edição genética para espécies comerciais de peixes. São avanços promissores que transcendem fronteiras geográficas, impulsionando a sustentabilidade e a inovação na aquacultura e na biotecnologia marinha.

AQUACULTURA

Autorizado investimento de 150 milhões de dólares no Reino Unido para a primeira exploração aquícola de salmão em terra

A primeira exploração aquícola de salmão em terra no Reino Unido obteve a aprovação para avançar, representando um marco significativo para a empresa.

IntraFish

Descubra mais aqui.

MicroHarvest lança planta piloto inovadora de produção de rações aquáticas em Portugal

O produtor de proteína de células individuais, MicroHarvest, inaugurou uma instalação de planta piloto em Lisboa, Portugal, aproximando a start-up da comercialização e permitindo testes de produção de rações aquáticas.

TheFishSite

Descubra mais aqui.


RECURSOS MARINHOS VIVOS

Extrato de algas

A invenção relaciona-se com uma composição que tem um sabor umami obtido a partir de algas. Em particular, a invenção diz respeito a uma composição de sabor contendo notas umami e/ou de carne para aplicação em produtos alimentares. A presente invenção também se relaciona com o método de fabrico da composição à base de algas.

Espacenet

Descubra mais aqui.

Epimerização em-processo de alginatos de Saccharina latissima, Alaria esculenta e Laminaria hyperborea

O presente estudo demonstra a epimerização realizada diretamente no processo de extração de alginato de Saccharina latissima (SL) e Alaria esculenta (AE), e da lâmina de Laminaria hyperborea (LH). Ao contrário da epimerização convencional, que compreende múltiplas etapas, este protocolo em processo pode diminuir o tempo e os custos necessários para melhorar as características do alginato.

NCBI

Descubra mais aqui.

Extração sequencial e assistida por enzimas de bioprodutos de algas de Ecklonia maxima

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma framework  para a extração sequencial e assistida por enzimas de vários biocompostos usando a mesma biomassa (biomassa algal de Ecklonia maxima desengordurada) num processo de biorrefinaria. Esta abordagem aumenta a viabilidade e a flexibilidade das operações de biorrefinaria, contribuindo para o desenvolvimento de uma bioeconomia circular.

NCBI

Descubra mais aqui.


BIOTECNOLOGIA MARINHA

Nova forma de CRISPR oferece novas opções de edição genética para aquacultura

O Centro de Tecnologias de Aquacultura (CAT), um dos principais fornecedores de soluções genéticas na aquacultura, anunciou uma colaboração com a C4U Corporation. O esforço conjunto visa aplicar a tecnologia CRISPR-Cas3 para promover a edição do genoma em importantes espécies comerciais de peixes e impulsionar avanços tecnológicos na indústria.

TheFishSite

Descubra mais aqui.

Esterificação sustentável de hidratos de carbono de algas com derivados de ácidos gordos

Polissacarídeos derivados de algas são biopolímeros promissores para a produção de novos biomateriais isentos de produtos derivados de petróleo. A presente invenção fornece um método de preparação de um derivado de ácido gordo de um polissacarídeo derivado de algas. O método compreende a reação de pelo menos um polissacarídeo derivado de algas com uma fonte de ácido gordo que compreende: um ácido gordo ou éster de ácido gordo; um ativador; e um solvente.

Espacenet

Descubra mais aqui.

Composição contendo mistura de cálcio de algas e planta medicinal para prevenir ou tratar a osteoporose

A presente invenção refere-se a uma composição para prevenir ou tratar a osteoporose contendo uma mistura de cálcio de algas e uma planta medicinal.

Espacenet

Descubra mais aqui.

Efeitos de enzimas, espécies e armazenamento da matéria-prima nas propriedades físico-químicas de hidrolisados de proteínas de cabeças de peixe branco

Neste estudo, as cabeças de quatro espécies diferentes de peixes brancos foram processadas por hidrólise enzimática, nomeadamente bacalhau (Gadus morhua), bacalhau-alasca (Brosme bromse), arinca (Melanogrammus aeglefinus) e zarbo (Pollachius virens), utilizando três enzimas comerciais. Foram realizados ensaios após 0, 3 e 6 meses de armazenamento congelado das cabeças. Para cada um dos produtos, foram avaliadas a composição química aproximada, a distribuição do peso molecular e a solubilidade proteica.

NCBI

Descubra mais aqui.

Drag View