NewsA importância da cadeia de valor na aquacultura

A importância da cadeia de valor na aquacultura

Uma cadeia de valor é a série completa de actividades e transacções necessárias para fabricar um produto e entregá-lo aos consumidores. Seguindo esta definição simplificada, a cadeia de valor da aquicultura inclui a captura/produção de ingredientes, a produção de dietas com esses ingredientes, a sua utilização na produção de peixe, a colheita do peixe e a sua transformação, e a sua venda ao consumidor final. No entanto, esta cadeia de valor é muito mais complexa e engloba muitos mais atores e atividades. As próprias fases de produção e transformação englobam uma combinação de transformações físicas e a participação de outros atores e serviços1.

Como o nome sugere, o valor é acrescentado ao produto em pontos sucessivos de uma cadeia, quer por acréscimo de valor, quer por criação de valor. O valor acrescentado pode resultar da transformação ou do processamento que converte, entre outros, o peixe inteiro em filetes, que têm mais valor unitário ou um prazo de validade mais longo. A criação de valor resulta da diferenciação do produto, como a localização geográfica “salmão da Noruega”. O acréscimo ou a criação de valor pode envolver ganhos económicos, mas também ganhos sociais ou ambientais2.

Uma boa definição da cadeia de valor, dos seus actores e serviços, é fundamental para obter dados claros e assertivos sobre todo o mercado da aquacultura a nível nacional e internacional, pois é uma atividade que acrescenta valor aos bens produzidos e contribui para o produto interno bruto (PIB) do país. Seria importante separar a cadeia de valor do pescado em cadeia de valor da pesca e cadeia de valor da aquacultura. Principalmente porque as duas estão normalmente associadas e a verdadeira importância da aquicultura no mercado não é reconhecida, uma vez que pode estar mascarada pelo sector das pescas, não sendo capaz de prever ou antever todo o seu potencial a nível nacional.

A cadeia de abastecimento da aquicultura envolve também uma grande variedade de serviços específicos em diferentes fases, como os serviços grossistas e retalhistas, bem como os serviços de comercialização ou os serviços de aluguer de embarcações. Outros aplicam-se a todas as fases do processo, por exemplo, serviços de investigação e desenvolvimento, serviços de gestão e aconselhamento, bem como serviços de formação. Existe, por conseguinte, um conjunto de partes interessadas relevantes para compreender e apreender o seu verdadeiro valor.

A utilização de resíduos relacionados com a aquicultura e a recuperação de subprodutos requerem consideravelmente mais atenção, e os estudos destas cadeias de valor serão cruciais para conhecer com certeza o volume, o valor, a estrutura, o desempenho ou a gestão destas cadeias secundárias. Só então será possível acrescentar valor e criar novas empresas.

Cadeia de valor do pescado (FAO 20192) – Percurso que os produtos da pesca e da aquicultura podem percorrer até chegarem ao mercado, identificando as diferentes etapas da cadeia de valor.

1 – Bjorndhal, T et al., 2014. Value chain dynamics and the small-scale sector Policy recommendations for small-scale fisheries and aquaculture trade. FAO Technical Paper:123 pages. Rome, Italy. http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/fisheries/docs/Value_chain_dynamics_and_the_small-scale_sector.pdf

2 – FAO 2019 – Trade In Fisheries And Aquaculture Services Data Collection And Assessment

Drag View