NewsSonar Tecnológico #14

Sonar Tecnológico #14

O B2E apresenta a décima quarta edição do Sonar Tecnológico, a nossa seleção mensal de iniciativas nacionais e internacionais a reter, no âmbito de novas patentes e tecnologias no setor da bioeconomia azul.

 

Aquacultura

 

  1. Sistema de aquacultura inteligente usando câmara móvel

O trabalho projeta e implementa um sistema exclusivo de monitorização de aquacultura baseado em loT. Wi-Fi e Internet são combinados neste sistema, para conveniência. O trabalho demonstra um melhor resultado com baixo custo em comparação com outros sistemas disponíveis. Os aquacultores podem evitar testes manuais demorados a partir de agora.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Impulsionando o sucesso das algas marinhas na Irlanda

Em três anos, a Pure Ocean Algae da Irlanda domesticou um “dulse” selvagem, uma espécie de alga vermelha, e criou uma cadeia de valor de macroalgas totalmente desenvolvida. O Fish Site conversou com o fundador Michael O’Neill para aprender mais sobre os seus processos e o potencial da Irlanda como um centro global de algas marinhas.

In The Fish Site.

Saiba mais aqui.  

 

  1. Pensos com proteína unicelular para dourada: mais saudáveis e sustentáveis

Um estudo de investigadores da Universidade de Bolonha, em Itália, traz novas evidências científicas sobre o potencial da proteína bacteriana ser incorporada na ração de dourada em substituição das fontes vegetais, principalmente o concentrado proteico de soja e milho.

In Mis Peces.

Saiba mais aqui.

 

  1. Superarrefecimento do salmão, uma técnica que permite à indústria poupar 143 milhões de euros

Investigadores da NOFIMA calculam a poupança que a tecnologia de super-arrefecimento poderia representar para o transporte de salmão por terra e ar

In Mis Peces.

Saiba mais aqui.

 

Recursos Vivos Marinhos

 

  1. Biomateriais e produtos naturais bioativos de invertebrados marinhos: da pesquisa básica às aplicações inovadoras

Nesta revisão, analisamos a literatura dos anos 2010-2019 sobre produtos naturais (moléculas bioativas e biomateriais) dos principais filos de invertebrados marinhos explorados até agora, incluindo esponjas, cnidários, moluscos, equinodermos e ascídias, e apresentamos exemplos relevantes de produtos naturais de interesse público e privado.

In NCBI.

Saiba mais aqui.

 

  1. Compostos marinhos para tratamento e prevenção de melanoma

Nesta revisão, relatamos compostos marinhos de micro e macro-organismos com atividades in vitro e in vivo contra o melanoma, incluindo o composto Marizomib, isolado de uma bactéria marinha, atualmente em fase III de ensaios clínicos para melanoma. Quando disponíveis, também relatamos concentrações ativas, alvos celulares e mecanismos de ação das moléculas mencionadas. Além disso, são discutidos compostos usados ​​para proteção UV e prevenção de melanoma de fontes marinhas.

In NCBI.

Saiba mais aqui.

 

  1. Aker BioMarine impulsiona iniciativa para aumentar a proporção de krill e outras matérias-primas atualmente usadas em fórmulas de ração para peixes

A Aker BioMarine, em parceria com a LetSea e a Nofima, apresentou a sua candidatura à Direção Norueguesa das Pescas para conduzir investigação na criação de salmão e alimentação aquática.

In Aquaculturemag.

Saiba mais aqui.

 

  1. As algas e os resíduos de peixes podem ser os próximos superalimentos flexitarianos?

Um novo projeto visa produzir produtos alimentícios híbridos que combinem algas marinhas, microalgas, farinha de insetos e/ou subprodutos de peixe com ingredientes vegetais ricos em proteínas. Os principais subprodutos que estão a ser examinados incluem cabeças e ossos de peixe que, de outra forma, são descartados ou usados ​​em produtos alimentares de baixo valor. Os pesquisadores também tentarão melhorar a textura e o perfil nutricional dos produtos vegetais adicionando algas marinhas, microalgas e larvas de insetos – matérias-primas que estão na base da cadeia alimentar ou seriam desperdiçadas.

In The Fish Site.

Saiba mais aqui.

 

Biotecnologia Marinha

 

  1. Adesivos ortodônticos e métodos de uso dos mesmos

Um adesivo ortodôntico inclui componentes capazes de permitir a fácil descolagem de um dispositivo ortodôntico do dente do paciente. O adesivo inclui uma proteína manipulada de mexilhão marinho.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Material em pó semissintético obtido pela modificação da composição de um biomaterial marinho natural, método de fabricação e usos do mesmo

A presente invenção refere-se à utilização de biopolímeros insolúveis e solúveis extraídos da fração orgânica da camada aragonítica interna e/ou da camada calcítica externa da concha de moluscos bivalves escolhidos entre as Pinctadines em geral e nomeadamente Pinctada maxima, margaritifera, e as Tridacnes: Tridacna gigas, maxima, derasa, tevaroa, squamosa, crocea, Hippopus hippopus, Hippopus porcelanus.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Processamento de matéria orgânica num ecossistema de parque eólico offshore [simulado] em cenários atuais e futuros climáticos e de aquacultura

Este estudo investiga as pressões combinadas das mudanças climáticas e a co-localização planeada de parques eólicos offshore (OWF) e zonas de aquacultura no fluxo de carbono através de comunidades epifaunais que habitam turbinas eólicas no Mar do Norte.

In Science direct.

Saiba mais aqui.

 

  1. Aditivo promotor de biodegradação marinha e incluindo a composição de resina biodegradável marinha

A presente invenção é caracterizada por ser: um aditivo promotor da biodegradação marinha contendo um composto de nitrogênio e um composto de fósforo; uma composição de resina marinha biodegradável incluindo o referido aditivo; e um método para adicionar um composto de azoto e um composto de fósforo para degradar uma composição de resina biodegradável. Este método não requer o uso de microrganismos isolados específicos, água do mar específica com alta concentração de microrganismos, etc.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

Drag View