NewsB2E CoLAB integra projeto para melhorar nutrição em África

B2E CoLAB integra projeto para melhorar nutrição em África

INNOECOFOOD PREVÊ A CRIAÇÃO DE ECOHUBS AGRO-INDUSTRIAIS SUSTENTÁVEIS E INOVADORES NAS CADEIAS DE VALOR DA AQUACULTURA E INSETOS

Chama-se Innoecofood e é o mais recente projeto em que o B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul está envolvido. Com uma visão centrada na sustentabilidade, o projeto tem por objetivo a criação de Ecohubs que irão produzir e comercializar produtos alimentares com base nos setores da aquacultura e insetos. Com a duração de três anos, o B2E CoLAB está no Comité de Comunicação e está envolvido na criação de conteúdos educacionais que irão formar 120 mulheres e 120 jovens locais e cinco mil trabalhadores rurais.

A essência do projeto Innoecofood reside na abordagem holística à produção alimentar, enfrentando desafios cruciais, como a fome, a pobreza e as mudanças climáticas. O objetivo não passa, apenas, por alimentar as comunidades, mas também promover soluções sustentáveis a longo prazo, para os desafios enfrentados nos seis países alvo: Quénia, Uganda, Tanzânia, Gana, Namíbia e Egito.

Os Ecohubs servirão, assim, para o desenvolvimento económico e social das comunidades rurais. O projeto, centrado em acordos de comércio verde entre a União Africana e a União Europeia, tem como primeiro objetivo melhorar a nutrição, produção e comercialização de produtos alimentares em África, através da aquacultura, utilizando laboratórios vivos e otimizando a produção de peixe, Spirulina (microalga) e insetos. Para além disso, aposta em práticas de cultura ecológica, rações sustentáveis e tecnologias de sensores e inteligência artificial. 

Para assegurar a aplicação prática do Innoecofood, o compromisso social é reforçado através da formação local de 120 jovens e 120 mulheres nos Ecohubs. É exatamente no desenvolvimento desta tarefa do projeto em que o B2E CoLAB está envolvido, num esforço que visa empoderar as comunidades locais, criando bases para que os Ecohubs se tornem num ecossistema sustentável para o futuro.

O trabalho a desenvolver pelo B2E CoLAB, em conjunto com outros parceiros do consórcio, passa por produzir conteúdos educativos, tornando o conhecimento acessível e estimulante para quem irá trabalhar nos Ecohubs, de forma a que os conhecimentos, metodologias e boas práticas possam depois ser replicadas por cinco mil trabalhadores locais.  O B2E CoLAB está, também, envolvido no Comité de Comunicação que tem por objetivo uma divulgação eficiente e uma colaboração estreita com as partes interessadas-chave do projeto.

Financiado pelo programa Horizon Europe, o projeto Innoecofood envolve 21 parceiros (17 instituições de investigação e quatro empresas) e 10 países: Portugal, Reino Unido, Quénia, Tanzânia, Uganda, Gana, Namíbia, Egito, Turquia, Alemanha e Bélgica. Em Portugal, para além do B2E CoLAB, também a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, e o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto integra o projeto, sendo o líder do consórcio.

Sobre o B2E CoLAB 

O B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul é uma entidade privada sem fins lucrativos portuguesa, com o objetivo de acrescentar valor à economia e à sociedade. Na área da bioeconomia azul – aquacultura, biotecnologia marinha e recursos marinhos vivos –, o B2E CoLAB atua em vários campos, como a cooperação e colaboração com associados (centros de investigação, universidades, empresas e interfaces tecnológicos) e stakeholders nacionais e internacionais, assessoria a produtores e empreendedores na procura e obtenção de apoio financeiro, desenvolvimento de estratégias e análises de mercado, proteção e valorização do conhecimento, promoção e comunicação.

Drag View