NewsB2E CoLAB recebe start-ups inovadoras na Bioeconomia Azul

B2E CoLAB recebe start-ups inovadoras na Bioeconomia Azul

O B2E CoLAB recebeu a visita de três start-ups inovadoras no campo da biotecnologia azul, como parte integrante da 6ª edição do Blue Bio Value Acceleration Programme 2023. As reuniões estratégicas, realizadas em 7 de dezembro, visaram uma abordagem colaborativa para explorar oportunidades e sinergias na área em crescimento do setor da bioeconomia azul.

Na passada quinta-feira, a PanaSea Aquaculture, especializada no cultivo sustentável de pepinos-do-mar e na criação de produtos com aplicações alimentares, farmacêuticas, nutracêuticas e cosméticas, a 7Leagues Leather, uma empresa inovadora na produção de couro de pele de peixe sustentável, a partir de resíduos da indústria de transformação de peixe, extratos de plantas e corantes naturais para apoiar a sustentabilidade ambiental, e a Grisea, que transforma resíduos de macroalgas em alternativas bioplásticas sustentáveis compatíveis com equipamentos industriais e linhas de produção, estiveram reunidas com a equipa de Desenvolvimento de Negócio e Transferência do Conhecimento do B2E CoLAB. Este encontro é visto como um marco crucial na busca por oportunidades colaborativas no âmbito da bioeconomia azul. A visita e as reuniões integram-se no contexto da 6ª edição do Blue Bio Value Acceleration Program 2023, um programa que visa impulsionar novas oportunidades de negócio na cadeia de valor dos biorrecursos marinhos e da biotecnologia azul, congregando diversas start-ups nacionais e internacionais.

O Blue Bio Value, promovido pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a BlueBio Alliance e a Maze Impact, é um programa de aceleração e ideação sediado em Portugal, dedicado à expansão da bioeconomia azul. Maria Coelho, coordenadora executiva do B2E CoLAB, e Marta Santos, Gestora de Desenvolvimento de Negócio e Transferência Conhecimento, fazem parte da rede de membros deste programa de aceleração.

Este encontro não foi o primeiro entre o B2E CoLAB e as diversas start-ups que compõem o Blue Bio Value Acceleration Program 2023. Já durante o mês de outubro, foram realizadas reuniões online visando estabelecer parcerias e sinergias promissoras.

Este encontro estratégico sublinha não só a visão do Blue Bio Value Acceleration Program em fomentar a inovação, mas também a determinação destas start-ups em encontrar soluções sustentáveis e inovadoras na bioeconomia azul.

Drag View