NewsSonar Tecnológico #31

Sonar Tecnológico #31

Este mês de maio, apresentamos uma visão geral concisa de algumas descobertas intrigantes que encontramos! Há uma nova forma de detetar antibióticos nos peixes, um truque para limpar a água das pisciculturas utilizando um tipo de algas e até um método digital inteligente para contabilizar a quantidade de carbono em sistemas de aquacultura.
Descobrimos também que algumas substâncias das esponjas do mar podem ter potencial para combater o cancro! Vamos também abordar compostos à base de quitosano que podem ajudar a eliminar as toxinas dos mariscos. E, para terminar, analisamos a forma como diferentes métodos de secagem podem alterar a composição química das algas e como a edição de genes pode ajudar na segurança alimentar dos peixes cultivados em laboratório. Não perca!

 


 

AQUACULTURA

 

Identificação de antibióticos multiclasse em músculo de peixe utilizando um método QuEChERS-UHPLC-MS/MS

O método QuEChERS combinado com cromatografia líquida de alta eficiência e espetrometria de massa em tandem foi utilizado para detetar 10 antibióticos multiclasse no tecido muscular de peixes de viveiro (robalo europeu e dourada). O método revelou elevadas taxas de recuperação (maioritariamente 70-120%) e cumpriu as normas da UE relativas aos limites máximos de resíduos. A análise de vinte amostras de peixe revelou a ausência da maioria dos antibióticos, com exceção do ácido oxolínico e da tilmicosina no robalo, ambos abaixo do limite de quantificação do método.

NCBI

Descubra mais aqui.

 

A utilização de um subproduto da produção de biodiesel de Chlorella ellipsoidea para o tratamento de descargas de aquacultura

Filtros compostos por um subproduto de Chlorella ellipsoidea (biomassa sem lípidos) para o tratamento de águas residuais de aquacultura e métodos para a remoção de amoníaco, fósforo e matéria orgânica de águas residuais de aquacultura utilizando esses filtros. Os filtros possuem várias camadas de um subproduto comprimido de biomassa isenta de lípidos de Chlorella ellipsoidea proveniente da produção de biodiesel, em que cada uma das várias camadas pode ser alterada separadamente.

Espacenet

Descubra mais aqui.

 

Uma metodologia digital inteligente de contabilidade do carbono da aquacultura e de avaliação da capacidade de sumidouro de carbono

A presente invenção diz respeito a um método digital de contabilização do carbono em aquacultura e de avaliação da capacidade de sumidouro de carbono, compreendendo: o cálculo da fonte total de carbono e do sumidouro de carbono total de várias espécies de aquacultura numa ou mais águas de aquacultura, e o processamento digital da fonte total de carbono total e do sumidouro de carbono total de várias espécies de aquacultura em cada água de aquacultura para obter uma matriz de sumidouro líquido de carbono.

Espacenet

Descubra mais aqui.

 

 

RECURSOS MARINHOS VIVOS

 

Os meroterpenóides da esponja marinha Hyrtios sp. e a atividade anticancerígena contra células de cancro colorretal humano

Dois novos meroterpenóides, a hirtamida A (1) e o hirfarnediol A (2), juntamente com dois já conhecidos, o éster metílico do ácido 3-farnesil-4-hidroxibenzóico (3) e a dictioceratina C (4), foram isolados de uma esponja do Mar da China Meridional, Hyrtios sp. As suas estruturas foram identificadas por RMN e MS. Os compostos 2-4 apresentaram uma fraca citotoxicidade contra células de cancro colorretal humano (HCT-116). Adicionalmente, os compostos 3 e 4 suprimiram significativamente a invasão das células HCT-116, ao mesmo tempo que reduziram a expressão do recetor 1 do fator de crescimento endotelial vascular (VEGFR-1) e das proteínas vimentina, que são marcadores-chave associados à angiogénese e à transição epitelial-mesenquimal (EMT).

NCBI

Descubra mais aqui.

 

O potencial dos compósitos à base de quitosano para a adsorção de toxinas do marisco

Neste estudo foram produzidos e testados compósitos de baixo custo para adsorver o ácido ocadaico (OA) em água salgada. Os compósitos foram produzidos com quitosano de diferentes pesos moleculares (CH-LW e CH-MW), carvão ativado (AC) e montmorilonita (MMT). A caraterização mostrou interações variáveis entre CH-LW e CH-MW com AC e MMT. Entre os compósitos testados (CH-LW/AC, CH-MW/AC, CH-MW/AC/MMT, CH-MW/MMT), o CH-MW/MMT apresentou a menor eficiência de adsorção de OA devido a razões estruturais, enquanto o CH-MW/AC apresentou a maior adsorção de OA.

NBCI

Descubra mais aqui.

 

O Impacto de diferentes métodos de secagem nos perfis metabolómicos e lipidómicos de Arthrospira platensis

Neste trabalho, foram investigados os impactos de oito métodos de secagem diferentes no metaboloma e no lipidoma de Arthrospira platensis. Os métodos de secagem estudados foram liofilização (FD), secagem ao sol (SD), secagem ao ar a 40ºC e 75°C (AD’ e AD″), secagem por infravermelhos a 40ºC e 75°C (IRD’ e IRD″) e secagem a vácuo a 40ºC e 75°C (VD’ e VD″). Os resultados mostraram que, à exceção do método FD, reconhecido como um controlo, o método mais protetor foi o AD’. Contrariamente a este, VD’ e VD″, nas condições utilizadas, promoveram uma degradação mais acentuada dos metabolitos.

NBCI

Descubra mais aqui.

 

 

BIOTECNOLOGIA MARINHA

 

Porque a edição genética pode ajudar a aquacultura a melhorar a segurança alimentar global

Os peixes com genoma editado já estão a ser cultivados por empresas de aquacultura no Japão e a tecnologia tem um enorme potencial para melhorar a gestão ambiental e a produtividade do sector, assim como, a resistência às doenças.

TheFishSite

Descubra mais aqui.

 

O método de preparação de células cultivadas de peixe com uma forma muscular que imita o músculo de peixe, utilizando a tecnologia de bioimpressão 3D

A presente invenção apresenta um método de preparação de cultura células comestíveis de peixe que pode resultar  numa forma muscular, num paladar real e num peixe de cultura celular., utilizando a tecnologia de bioimpressão 3D. A invenção inclui as etapas de: mistura de células para a cultura celular e a tinta de bioimpressão comestível.

Espacenet

Descubra mais aqui.

 


 

Mantenha-se a par das últimas notícias!

Descubra todas as edições do Sonar Tecnológico aqui.

Drag View