NewsConferência Blue Wink-E 2023: Oradores e programa completo

Conferência Blue Wink-E 2023: Oradores e programa completo

A Conferência Blue Wink-E 2023 organizada pelo B2E CoLAB, sob o tema “Como Financiar a Bioeconomia Azul”, irá contar com a presença de várias figuras de relevo no panorama nacional. A conferência terá a participação, como keynote speaker, do deputado no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho. Serão ainda realizadas duas mesas redondas. A primeira sobre “Inovação financeira: instrumentos e estratégias”, com Filipe Grilo, da Porto Business School, Ruben Eiras, do Fórum Oceano e João Pereira, da Portugal Ventures. A segunda sob o tema “Desafios e oportunidades de financiamento: casos práticos”, com a presença de Hermano Rodrigues, da Ernst & Young, de Tânia Ferreira, da Sea4us, e da Fundação Oceano Azul. As inscrições para assistir à conferência, no dia 30 de novembro, no Auditório Infante D. Henrique, em Matosinhos, podem ser realizadas aqui.

Carlos Zorrinho
Deputado no Parlamento Europeu
Carlos Zorrinho é casado e pai de dois filhos. Doutorado em Gestão da Informação, é Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora. Desde 2014, desempenha a função de Deputado ao Parlamento Europeu, onde é atualmente membro efetivo na Comissão de Indústria, Investigação e Energia (ITRE) e suplente na Comissão de Desenvolvimento (DEVE), no âmbito da qual é Relator Permanente do Parlamento Europeu para a Ajuda Humanitária. Além disso, exerce o cargo de Presidente da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária África, Caraíbas, Pacífico/União Europeia (APP ACP/UE). Até abril de 2022, Carlos Zorrinho ocupou o cargo de Presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu. Ao longo de sua carreira, desempenhou várias funções tanto no âmbito académico como governativo, entre as quais Secretário de Estado da Energia e Inovação e Deputado à Assembleia da República em várias Legislaturas.


Nuno Mangas
Compete 2030
Nuno Mangas é o presidente do Compete 2030. De 2018 a 2020, foi presidente do conselho diretivo do IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., liderando investimentos para inovação e competitividade empresarial. Representou o IAPMEI em entidades como PME Investimentos e AICEP Global Parques, contribuindo para o desenvolvimento económico. Além disso, exerceu funções como SME Envoy, representando Portugal, e participou ativamente em órgãos ligados ao Ensino Superior, destacando-se como presidente do CCISP — Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.


João Pereira
Portugal Ventures
João Pereira é Diretor de Investimento da Portugal Ventures, uma capital de risco que investe nas fases early-stage de start-ups portuguesas com ambição global. Está baseado no Porto e tem 20 anos de experiência acumulada de investimento de capital de risco, tendo gerido programas e fundos como Finicia, Actec e Call for Entrepreneurship, em parceria com o ecossistema de científico e tecnológico português.


Hermano Rodrigues
Ernst & Young
Hermano Rodrigues é, atualmente, Principal na EY-Parthenon. Esteve ligado à sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados (AM&A) entre 2003 e 2017, primeiro como consultor e depois como partner. Foi sócio fundador da Sigma Team Consulting, em 2001. Acumula uma longa experiência na academia, registando ligações passadas a várias universidades da região Norte de Portugal. É licenciado em Gestão e mestre em Economia (Política Económica). Possui vasto curriculum em estudos meso e microeconómicos sobre a competitividade, a inovação, a internacionalização e a sustentabilidade de empresas e indústrias, bem como sobre a temática da eficiência empresarial coletiva associada a processos de clusterização e de upgrading de cadeias de valor globais.


Tânia Ferreira
Sea4Us
Tânia é Gestora de Negócio e Inovação na Sea4Us, uma empresa de Biotecnologia especializada no desenvolvimento, a partir de recursos marinhos, de novos tratamentos para necessidades clínicas sem resposta. A empresa está sediada em Sagres, onde desenvolvem as atividades de prospeção e identificação dos novos compostos. Conta ainda com um laboratório em Lisboa, onde decorrem as atividades de desenvolvimento farmacológico e ensaios pré-clínicos.


Ruben Eiras
Fórum Oceano
Ruben Eiras é atualmente o Secretário-Geral da Fórum Oceano. Foi Coordenador para a Economia Azul, Inovação, Investimento e Financiamento da Fórum Oceano. Foi mentor do programa de start-up Ocean Stream no Creative Lab, sediado no Canadá, bem como mentor do Sustainable Ocean Accelerator e coacher da Plataforma Blue Invest da Comissão Europeia. Foi Diretor-Geral de Política Marítima do Ministério do Mar de Portugal, promovendo uma economia azul inovadora e sustentável, e Assessor para a Indústria, Inovação e Energia da Ministra do Mar de Portugal.


Filipe Grilo
Porto Business School
Filipe Grilo é doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com especialização em Crises Financeiras. É professor de Economia e consultor na Porto Business School. Cofundou a empresa Watson & Noble, dirigindo o departamento de Simulation and Forecasting. Atualmente, tem tido uma presença regular nos media analisando a atualidade económica.


PROGRAMA COMPLETO:

9h00: Sessão de boas-vindas

António Isidoro, Vice-presidente do B2E CoLAB

09h30: “Inovação financeira: instrumentos e estratégias”

Filipe Grilo, Porto Business School

Ruben Eiras, Fórum Oceano

João Pereira, Portugal Ventures

10h30: “Como financiar a bioeconomia azul”

Carlos Zorrinho, Deputado no Parlamento Europeu

10h50: Pitch’s de startups da Bioeconomia Azul

11h15: Coffee break

11h45: “Desafios e oportunidades de financiamento: casos práticos”

Nuno Mangas, Compete 2030

Hermano Rodrigues, Ernst & Young

Tânia Ferreira, Sea4us

12h45: Sessão de encerramento

Marta Pontes, vereadora das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Matosinhos

Atividades paralelas:
Blue Connect
Espaço onde as empresas da área da bioeconomia azul têm a oportunidade de apresentar mais detalhadamente os seus serviços, projetos e competências. Esta sessão tem como objetivo fomentar o networking, potenciais negócios e colaborações estratégicas entre os participantes. As empresas terão a oportunidade de montar mesas de exposição para mostrar os seus produtos, serviços e soluções inovadoras relacionadas com a bioeconomia azul.

Drag View