NewsSustentabilidade: A importância da Avaliação do Ciclo de Vida na Bioeconomia Azul

Sustentabilidade: A importância da Avaliação do Ciclo de Vida na Bioeconomia Azul

Num mundo cada vez mais consciente da interação entre as atividades humanas e o meio ambiente, compreender e gerenciar os impactos ambientais torna-se crucial. Os impactos ambientais abrangem uma ampla gama de efeitos, desde a emissão de gases de efeito estufa até a depleção de recursos naturais e a contaminação dos ecossistemas. E as nossas ações diárias moldam o ecossistema global, desde a extração de recursos até o descarte final de produtos do nosso dia-a-dia.

A necessidade de avaliar e mitigar esses impactos levou ao desenvolvimento de ferramentas analíticas avançadas, como a Avaliação do Ciclo de Vida (LCA). É uma ferramenta analítica poderosa que examina o impacto ambiental de um produto, processo ou atividade ao longo de todas as fases do seu ciclo de vida. O objetivo é compreender e quantificar as cargas ambientais associadas, incluindo consumo de recursos, emissões atmosféricas, efluentes líquidos e produção de resíduos.

A LCA não apenas quantifica as pegadas ambientais ao longo do ciclo de vida de produtos e processos, mas também oferece uma abordagem holística para tomada de decisões sustentáveis, pois permite a comparação entre diferentes alternativas e a identificação de oportunidades para aprimoramentos ambientais.

Ao integrar a LCA à bioeconomia azul, é possível avaliar de maneira mais precisa a sustentabilidade de iniciativas que envolvem recursos marinhos. Isso inclui desde a pesca sustentável e aquacultura até o desenvolvimento de produtos derivados do mar, proporcionando uma base sólida para a tomada de decisões que visam a preservação dos ecossistemas oceânicos e a promoção de práticas mais sustentáveis.

Na aquacultura, a ferramenta pode promover práticas mais sustentáveis e melhorar a eficiência ambiental através, por exemplo, da análise de diferentes formulações de rações e seus impactos em toda cadeia de produção; ou ainda uma análise da eficiência energética dos sistemas de aquacultura; o manejo de resíduos e efluentes gerados na aquacultura; e a certificação e rotulagem sustentável identificando práticas ambientais mais rigorosas.

Diversas outras abordagens podem ser realizadas através da análise de ciclo de vida e, conforme são desenvolvidas, mais robusta se torna a ferramenta. No B2E CoLAB, estamos comprometidos na implementação de serviços de LCA nas empresas para melhorar, cada vez mais, a interação do homem com o meio ambiente.

Fig. Exemplo do ciclo de vida de um produto de origem marinha

Drag View