NewsSonar Tecnológico #19

Sonar Tecnológico #19

O Sonar Tecnológico, promovido pelo B2E CoLAB, apresenta as mais recentes inovações na bioeconomia azul. No mês de maio, destacamos o potencial lucrativo do cultivo de camarões tropicais em países temperados, assim como o poder antiviral das algas vermelhas contra o herpes. O quitosano revela-se versátil, com aplicações biomédicas variadas, enquanto certas algas marinhas oferecem benefícios para alimentos e fármacos. A indústria pesqueira também aproveita subprodutos, transformando-os em fertilizantes e concentrados proteicos. Além disso, a aquacultura multitrófica integrada emerge como uma solução sustentável para o setor do marisco. Fique por dentro destas inovações e avanços tecnológicos promissores na bioeconomia azul.

AQUACULTURA

O Campeão alemão dos Camarões RAS

Bert Wecker, fundador da empresa alemã Neomar, acredita que a criação de camarões tropicais em países de clima temperado está prestes a tornar-se altamente rentável e que o setor está pronto para se expandir, tanto na Europa como na América do Norte.

In The Fish Site

Saiba mais aqui.

Processo e sistema para aquacultura multitrófica em circuito fechado

A presente invenção está relacionada com o domínio dos sistemas de aquacultura multitrófica. A aquacultura multitrófica integrada (IMTA) tem sido proposta como uma solução mais sustentável para a procura de produtos do mar. A IMTA refere-se à co-cultura de diferentes espécies pertencentes a diferentes níveis tróficos. Normalmente, os sistemas IMTA fornecem os subprodutos, incluindo os resíduos, de uma espécie aquática como fatores de produção para outra. As espécies de nível trófico inferior, por exemplo, plantas ou invertebrados, podem utilizar os resíduos das espécies de nível trófico superior como nutrientes. As espécies de nível trófico inferior podem ser colhidas para além dos peixes, para que o aquacultor obtenha mais rendimentos, ou ser utilizadas de novo como alimento para os peixes.

In Patenscope

Saiba mais aqui.

Atividade antiviral de ficocolóides de algas vermelhas contra o vírus do herpes simplex tipo 2 in vitro

Neste estudo, avalia-se o potencial antiviral in vitro de extratos de algas vermelhas obtidos de Agarophyton chilense, Mazzaella laminarioides, Porphyridium cruentum e Porphyridium purpureum contra o HSV-2. Ensaios futuros em modelos in vivo de infeção por HSV-2 deverão revelar o potencial terapêutico destes compostos de algas, como novos antivirais contra este vírus.

In NCBI

Saiba mais aqui.

Quitosano: Um biopolímero com potencial para libertação controlada de fármacos e aplicações biomédicas

O quitosano tem sido utilizado em numerosas aplicações biomédicas, tais como a regeneração óssea, a regeneração do tecido cartilagíneo, a regeneração do tecido cardíaco, a regeneração da córnea, a regeneração do tecido periodontal e a cicatrização de feridas. Este artigo resume as descobertas recentes sobre o quitosano e a sua aplicação na libertação controlada de fármacos e na ciência biomédica.

In NCBI

Saiba mais aqui.

RECURSOS MARINHOS VIVOS

Métodos de preparação, atividades biológicas e potenciais aplicações de oligossacáridos de algas marinhas: uma revisão

As algas marinhas são fontes valiosas de moléculas promotoras de saúde e têm sido consumidas pelos asiáticos há décadas. Entre a flora aquática, as algas marinhas destacam-se em termos de elevado teor de polissacáridos de algas marinhas, tais como carragenina, alginato, fucoidan, laminaran, agarose, rhamnan e ulvan.  Os destaques das atividades biológicas dos oligossacáridos de algas marinhas e as suas potenciais aplicações em alimentos, nutracêuticos e produtos farmacêuticos também serão discutidos e resumidos.

In Science Direct

Descubra mais aqui.

Processo de base microbiana para melhorar a qualidade do concentrado proteico

A invenção refere-se a processos de incubação e, especificamente, a processos de incubação de base microbianapara produzir concentrados proteicos de alta qualidade, incluindo os produtos obtidos e a utilização de tais produtos na formulação de dietas para animais.

In Patenscope

Descubra mais aqui.

Método de produção de uma composição fertilizante a partir de co-produtos da indústria da pesca e de resíduos da transformação de aves, produto obtido e uso

É apresentado um processo para a obtenção de fertilizantes e/ou composições com características de fertilizantes a partir de co-produtos da indústria pesqueira, ou mesmo de concentrado proteico obtido de peixes e/ou seus resíduos de processamento.

In Patenscope

Saiba mais aqui.

Composição para a manutenção de frescura de microalgas, agente de manutenção de frescura e método de armazenamento

Esta patente fornece uma composição para a manutenção de frescura de microalgas, um agente de manutenção de frescura e um método de preservação do mesmo. A utilização do conservante para preservar microalgas à temperatura ambiente garante um longo tempo de conservação, uma elevada vitalidade das microalgas e um menor teor de bacteriano.

In Espacenet

Descubra mais aqui.

Drag View