NewsSonar Tecnológico #29

Sonar Tecnológico #29

Temos novidades sobre os avanços mais recentes! Estudos, publicações e notícias sobre o poder da Inteligência Artificial para prever níveis de oxigénio, a revolução na exploração de algas tropicais em larga escala e a promissora substituição de ingredientes tradicionais por farinha de larva. Na biotecnologia marinha, novidades sobre como subprodutos da pesca podem transformar-se em valiosos recursos, enquanto um extrato de macroalga protege o linguado senegalês contra doenças. Tudo no Sonar Tecnológico do B2E CoLAB do mês de março.

AQUACULTURA

Inteligência Artificial para prever os níveis de oxigénio dissolvido em ambientes de aquacultura

Utilizando a Internet das Coisas (IoT), os investigadores do Centro de Tecnologia Marinha de Shandong, na China, propuseram um novo método combinado para prever com precisão os níveis de oxigénio, que reduz o ruído dos dados, a má qualidade e as propriedades não lineares. O modelo proposto identifica quatro parâmetros de qualidade da água: condutividade elétrica, temperatura da água, turbidez e nível da água que são considerados importantes para melhorar o desempenho do modelo na previsão da concentração de oxigénio dissolvido. Os autores consideram o modelo adequado para a previsão não linear da concentração de oxigénio dissolvido em pequenas amostras de tanques de aquacultura comerciais não estacionários. Outra vantagem deste método é a possibilidade de monitorização em tempo real de outros parâmetros da qualidade da água como os parâmetros atmosféricos (temperatura, humidade e pressão atmosférica).

Mis Peces

Descubra mais aqui.

Avaliação de Tenebrio molitor (full fat) como ingrediente alimentar para Solea senegalensis: Efeitos no desempenho do crescimento e no perfil lipídico

A larva da farinha é considerada uma das fontes de proteína mais promissoras para substituir a farinha de peixe em rações aquáticas, entre outras coisas, porque é rica em proteínas, uma boa fonte de micronutrientes e apresenta baixa pegada de carbono e uso de terra. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da substituição parcial de ingredientes vegetais ou marinhos por farinha integral de larva, em dois níveis diferentes, no desempenho do crescimento e no perfil de ácidos gordos do linguado senegalês. Para o efeito, o estudo testou uma dieta de controlo e quatro dietas experimentais. A adição de farinha de insetos resultou num aumento da taxa de crescimento em ambos os casos, seja substituindo farinha de peixe ou de vegetais. Isto levou a uma diminuição dos lípidos totais musculares, mantendo os níveis relativos de n-3 PUFA e DHA, e melhorando os índices de saúde lipídica n-3:n-6.

NCBI

Descubra mais aqui.

Maior exploração de algas tropicais do mundo começa a funcionar

A Sea6 Energy – produtora de algas marinhas sediada na Índia – lançou a primeira exploração mecanizada de algas marinhas tropicais em grande escala do mundo. A exploração, que cobre uma área de 1 km2, constitui um marco significativo no estabelecimento da escalabilidade do cultivo sustentável de algas tropicais, com aplicações potenciais que incluem bioestimulantes, bioplásticos e a investigação e desenvolvimento contínuos de produtos químicos e combustíveis renováveis.

TheFishSite

Descubra mais aqui.


RECURSOS MARINHOS VIVOS

Efeito hipolipidémico do extrato de algas castanhas (Sargassum crassifolium)

O objetivo deste estudo foi a obtenção de fármacos naturais a partir de algas castanhas (Sargassum crassifolium) como candidatos a antiaterosclerose através do estudo dos mecanismos de ação hipolipidémicos. Foi obtido um modelo animal experimental de ratinho dislipidémico através de alimentação rica em gordura durante 60 dias, verificando-se posteriormente que o fucoidano bruto teve atividade antidislipidémica no modelo de ratinho dislipidémico. Doses de 100, 200 e 400 mg/KgBB de fucoidano bruto durante 21 dias em ratos dislipidémicos mostraram que estes apresentavam características morfológicas adiposas semelhantes à morfologia em circunstâncias normais e a estrutura morfológica do fígado também diminuiu em gravidade e inflamação. A expressão de VCAM-1. ICAM-1. MCP-1 mRNA no tecido adiposo e no fígado mostrou que a administração das 3 doses de tratamento nos ratos dislipidémicos foi capaz de reduzir significativamente a expressão do mRNA em comparação com os controlos alimentados com elevado teor de gordura.

NCBI

Descubra mais aqui.

O potencial dos vermes marinhos como substitutos das rações aquáticas

Em resposta ao estado do atual processo de produção de alimentos para animais aquáticos, os investigadores da Universidade de Aarhus testaram um método de cultivo de vermes enchytraeid marinhos para utilização como fonte alternativa de alimentação, utilizando algas marinhas, em decomposição, como substrato. Utilizando uma mistura de terra e algas secas e reidratadas como meio de crescimento, os investigadores conseguiram atingir níveis semi-industriais de produção de biomassa de enchytraeid. Com a capacidade de serem cultivados e alimentados com resíduos orgânicos industriais, estes vermes oferecem uma solução promissora para reduzir a dependência de fontes alimentares marinhas, aliviando assim a pressão sobre os ecossistemas marinhos. Para determinar o potencial dos vermes enchytraeids como alternativa de alimentação aquática, os investigadores testaram a sua capacidade de fornecer a nutrição adequada a seis espécies de peixes juvenis cultivados. O pregado, o linguado e o peixe branco apresentaram um crescimento significativamente superior quando alimentados com vermes enchytraeidsvivos do que quando alimentados com alimentos aquáticos convencionais.

TheFishSite

Descubra mais aqui.

Processo de produção de insetos utilizando a captura de carbono

É apresentado um método de produção de alimentos para insetos, que inclui: a passagem de um fluxo de gás contendo CO2 para uma solução contendo água e algas, a recolha de algas da solução e o processamento das algas recolhidas para produzir alimentos para insetos. Também é fornecido um sistema para a produção de algas que inclui: uma válvula de desvio conectável a uma saída de gás de uma instalação industrial de modo a desviar um fluxo de gás da instalação industrial, um fotobiorreactor que contém uma solução que contém água e algas e um canal de gás que liga fluidamente a válvula de desvio e o fotobiorreactor, em que o canal de gás está configurado para passar o fluxo de gás desviado para a solução contida no fotobiorreactor.

WIPO

Descubra mais aqui.


BIOTECNOLOGIA MARINHA

Administração gastrointestinal de hidrolisados de colagénio derivados da pele do bacalhau: Extração por solvente eutéctico profundo e análise da bioatividade

Neste estudo, colagénio derivado da pele do bacalhau foi extraído usando solventes eutécticos profundos, nomeadamente, mistura de ureia:ácido propanóico (U:PA; 1:2) seguida de hidrólise enzimática com alcalase. Os péptidos bioativos resultantes demonstraram uma notável atividade antioxidante e propriedades anti-hipertensivas. Subsequentemente, estes hidrolisados (39%) foram encapsulados em cápsulas de quitosano – tripolifosfato, que libertaram cerca de 58% do seu conteúdo, principalmente no intestino, tal como mimetizado no modelo in vitro do trato gastrointestinal.

NCB

Descubra mais aqui.

Um extrato da macroalga Ulva melhora a resistência do linguado senegalês a doenças

O Ulvano, um polissacárido marinho sulfatado da macroalga Ulva ohnoi, obtido pelo método de precipitação em água quente e etanol, revelou propriedades químicas e estruturais ótimas para ser utilizado como imunonutriente em aquacultura, com efeitos benéficos quando em concentrações adequadas. Os estudos mostraram que este polissacárido marinho sulfatado não apresentava qualquer toxicidade em concentrações até 1 mg/mL durante 24 horas. A administração alimentar de 1% do extrato de ulvano durante 30 dias resultou numa melhoria significativa da resposta imunitária e da resistência à infeção bacteriana em juvenis de linguado senegalês.

Mis Peces

Descubra mais aqui.

Método de construção e utilização da via de síntese da astaxantina em Chlamydomonas reinhardtii

É apresentado um método de construção e utilização de uma via de síntese de astaxantina em Chlamydomonas reinhardtii. O método de construção inclui a conceção e montagem de um módulo de síntese de astaxantina e a verificação funcional do módulo de síntese de astaxantina em Chlamydomonas reinhardtii. A estirpe de algas transgénica que foi obtida, pode permitir a produção rápida e económica de astaxantina através de cultura em larga escala.

WIPO

Descubra mais aqui.

Drag View