NewsPortugal rumo à bioeconomia azul: compromisso e colaboração

Portugal rumo à bioeconomia azul: compromisso e colaboração

Portugal está perante uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da economia do mar e, em particular, da bioeconomia azul. Falo, exatamente, dos mecanismos que foram colocados à disposição das empresas, em concreto dos programas Mar 2030 e Compete 2030, inseridos no Portugal 2030, com financiamento proveniente de vários fundos Europeus.

Desta forma, Portugal ganha a oportunidade de se posicionar nas áreas da inovação, desenvolvimento sustentável, aumentando a sua competitividade também a nível económico. Os dois programas somam, atualmente, mais de 20 concursos de financiamento, com mais de 170 milhões de euros disponibilizados para investimento só para as áreas como a pesca sustentável, a aquacultura sustentável, proteção e restauração dos ecossistemas marinhos e inovação ligada ao mar.

Mas se os valores de financiamento são importantes, o impulso para alcançar os objetivos reside na cooperação entre empresas, centros de investigação e iniciativas colaborativas, como o B2E CoLAB. Uma rede colaborativa é essencial para ir além do convencional, porque amplia o acesso a recursos diversos, como financiamento, tecnologia e oportunidades de mercado nacionais e internacionais.

O B2E CoLAB, além de apoiar na elaboração de candidaturas e fornecer consultoria técnica especializada, promove uma união estratégica entre universidades, centros de investigação e as empresas. A nossa colaboração não oferece apenas orientação para navegar pelo complexo cenário regulatório, mas concentra-se também nas metas essenciais de cada projeto. É por isso que as empresas que procuram participar nos programas Mar 2030 e Compete 2030 podem encontrar no B2E CoLAB um parceiro estratégico. Através do acompanhamento na análise dos requisitos legais, identificação de potenciais colaborações e suporte na implementação de projetos, o B2E CoLAB assume-se como um importante catalisador da inovação.

Portugal quer, sem dúvida, caminhar para um futuro mais sustentável e inovador na bioeconomia azul, mas também ganhar competitividade e robustez económica neste setor. Vamos trabalhar juntos, para cumprir esses objetivos.

Drag View