News[Literacia do Oceano]: Compreendendo a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano – UNESCO, Comissão Oceanográfica Intergovernamental

[Literacia do Oceano]: Compreendendo a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano – UNESCO, Comissão Oceanográfica Intergovernamental

As alterações climáticas, o uso excessivo dos recursos marinhos e a poluição constituem uma triarquia ameaçadora para o oceano da Terra e, em última análise, para a vida na Terra como a conhecemos. Para além dos aspetos naturais, como a mitigação das alterações climáticas e o fornecimento de recursos alimentares, o Oceano proporciona inúmeros benefícios ao Homem, como emprego, transportes, aspetos culturais, etc1. A nossa dependência do Oceano é tão profunda que cerca de 60% da nossa civilização vive em regiões até 60 km do mar2,3, com cerca de 50% das cidades com mais de um milhão de habitantes, representando importantes centros económicos, localizados em zonas costeiras.3

Figure 1 - B2E Campaign: Oh No! After all, It’s a Myth! B2E clarifies myths about Portuguese and European aquaculture
Figura 1 – Campanha B2E: Oh Não! Afinal, É Mito! O B2E esclarece mitos sobre a aquacultura Portuguesa e Europeia.

A Literacia do Oceano é chave

É consensual que só com ações firmes, eficientes e rápidas voltadas para o combate dos desequilíbrios climáticos e oceânicos é que teremos hipótese de restabelecer a homeostase ambiental – tais ações implicam mudanças nos nossos hábitos de vida, principalmente os relacionados com a superprodução, o superconsumo e as escolhas de consumo não sustentável1. Só um esforço conjunto de todos os intervenientes da sociedade a diferentes níveis poderá, de facto, conduzir à sustentabilidade dos Oceanos até 2030. Para tal, é necessário que existam estratégias para melhorar a ligação da sociedade ao Oceano e que coloquem em destaque este tipo de Literacia.


De longe, a maior ameaça ao oceano é a ignorância”

Sylvia earle
Figura 2 – Campanha B2E: Os 10 Mandamentos do Pescado – para apoiar os consumidores a escolher o pescado mais fresco, mais saudável, mais amigo do ambiente e economicamente mais sustentável.

Um indivíduo Literado do Oceano pode ser um estudante, um pai, um idoso, um trabalhador da construção civil, um cientista, e assim por diante – a premissa de ser tal indivíduo é que pode comunicar efetivamente sobre o Oceano, ter consciência dos seus desafios, e compreende como ações e comportamentos se interligam para impactar o Oceano.

A Missão do B2E na Literacia do Oceano

O B2E está profundamente empenhado no desenvolvimento de campanhas de Literacia do Oceano, tendo a esperança de moldar as mentes dos líderes presentes e futuros, estudantes, pais, consumidores, habitantes da Terra. No B2E, estamos fortemente vocacionados para ações relacionadas com a aquacultura sustentável, com escolhas de consumo consciente e com a valorização global dos bio-recursos marinhos; agimos através de iniciativas que trazem conhecimento baseado em factos para o centro das atenções, fortalecendo assim a conexão entre o público e os desafios bio azuis, enquanto aumentamos a consciencialização sobre estes assuntos.

AEIOU of Aquaculture
Figura 3 – Campanha B2E: AEIOU da Aquacultura – destinada a crianças em idade escolar.

As nossas campanhas têm sido divulgadas não apenas no nosso website e redes sociais, mas também em plataformas de grande importância, como as atividades do Ocean Decade Satellite (pela ONU), o Portal de Literacia do Oceano da UNESCO e o evento paralelo da Conferência dos Oceanos da ONU. A Literacia do Oceano está no nosso ADN e trabalhamos diariamente para melhorar a forma como contribuímos para um Oceano melhor. Siga-nos, subscreva já a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas iniciativas e torne-se um agente da Literacia do Oceano, está pronto?

Referências

1. Wisz, M.S.; Satterthwaite, E.V.; Fudge, M.; Fischer, M.; Polejack, A.; John, M.S.; Fletcher, S.; Rudd, M.A. 100 Opportunities for More Inclusive Ocean Research: Cross-Disciplinary Research Questions for Sustainable Ocean Governance and Management. Front. Mar. Sci. 2020, 7, 576.

2. Garcia-Soto, C.; Cheng, L.; Caesar, L.; Schmidtko, S.; Jewett, E.B.; Cheripka, A.; Rigor, I.; Caballero, A.; Chiba, S.; Báez, J.C.; et al. An Overview of Ocean Climate Change Indicators: Sea Surface Temperature, Ocean Heat Content, Ocean pH, Dissolved Oxygen Concentration, Arctic Sea Ice Extent, Thickness and Volume, Sea Level and Strength of the AMOC (Atlantic Meridional Overturning Circulation). Front. Mar. Sci. 2021, 8, 642372.

3. United Nations. The Second World Ocean Assessment: World Ocean Assessment II, Vols. I and II United Nations; United Nations: San Francisco, CA, USA, 2021; ISBN 978-92-1-1-130422-0.

4. European Marine Board. Navigating the Future V: Marine Science for a Sustainable Future; Position Paper 24 of the European Marine Board: Ostend, Belgium, 2019; ISBN 9789492043757.

Drag View