Sem categoriaAquacultura: 87% dos participantes do Workshop B2E estão prontos para se apaixonar pela produção sustentável de pescado

Aquacultura: 87% dos participantes do Workshop B2E estão prontos para se apaixonar pela produção sustentável de pescado

87% dos participantes do Workshop do B2E “Aquacultura: Mitos e Factos” que decorreu no evento paralelo da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas One Sustainable Ocean, afirmam que estão prontos para se apaixonar pela produção sustentável de pescado. Também 89% do total dos participantes são consumidores de peixe.

Este foi o resultado da última pergunta de várias sondagens apresentadas esta terça-feira, 28 de junho, no evento considerado “um enorme sucesso pela equipa B2E e pelos participantes do workshop”, revelaram Elisabete Matos, Coordenadora Técnico-Científica e Ana Rita Ribeiro, Gestora de Clientes, que conduziram o evento.

O B2E desafiou e convidou participantes de todo o mundo a identificarem os mitos da aquacultura no seu país, e com base na sua cultura e experiência pessoal. O objetivo final era esclarecer dúvidas, abrir a discussão e trabalhar em conjunto para encontrar formas de promover a aquacultura sustentável e contribuir positivamente para sistemas alimentares amigos do ambiente e para a utilização sustentável do oceano e dos seus recursos.

Uma resposta massiva com um público muito participativo, de três continentes, faixas etárias entre os vinte e os cinquenta anos marcaram o workshop.

Veja o relatório resumo do evento:

O trabalho contínuo do B2E na Literacia dos Oceanos

A aquacultura sustentável é uma área de trabalho fundamental e contínua para o B2E. Tal como a aquacultura não é equivalente em todo o mundo, os mitos que a envolvem também podem ser diferentes e as respostas dadas agora neste workshop poderão servir de base a outros projetos.

Recorde-se que em 2021, a equipa lançou uma campanha para esclarecer os principais mitos da aquacultura portuguesa, intitulada “Oh Não! Afinal, É Mito!”, para assinalar o Dia Europeu do Mar (20 de maio).

Embora a aquacultura portuguesa e da UE tenha uma excelente qualidade, frescura e segurança, a maioria da população convive há vários anos com mitos que perpetuam ideias irrealistas, minando toda a produção, com a aquacultura a contribuir com apenas 20% do consumo total de pescado na UE. Isto, apesar de os produtos aquícolas da UE serem muito saudáveis ​​e nutritivos, produzidos de forma sustentável, utilizando processos respeitadores do ambiente e promovendo o bem-estar dos animais.

Nesta campanha, a B2E identificou e trabalhou em quatro grandes grupos de mitos em torno dos produtos da aquacultura:

1. qualidade e nutrição;

2. produção, alimentação e impacto ambiental;

3. antibióticos e outros compostos perigosos;

4. origem.

O evento paralelo da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas One Sustainable Ocean foi organizado pelo Fórum Oceano, Câmara Municipal de Lisboa e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, entre outras instituições. Confira o site do evento para mais informações aqui.

Drag View