EventosEmprego e economia azul em foco no Encontro Ciência 2023

Emprego e economia azul em foco no Encontro Ciência 2023

Sessão temática promovida pelo B2E CoLAB em parceria com +Atlantic, GreencoLAB e S2Aqua

“Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável” é o tema de sessão promovida pelos laboratórios colaborativos B2E CoLAB, +Atlantic, GreenCoLAB e S2Aqua que terá lugar quarta-feira, dia 5 de julho, pelas 11h15, no anfiteatro 23.16 do Campus Universitário de Santiago, em Aveiro, no âmbito do Ciência 2023 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal.  João Mendes Borga, membro da Comissão Diretiva do Programa Temático Inovação e Transição Digital (Compete 2030), será o orador principal.

O papel da economia azul sustentável no desenvolvimento do país, as tecnologias, práticas e soluções inovadoras desenvolvidas pelos laboratórios colaborativos, com foco na economia circular, aquacultura sustentável, valorização de algas e gestão integrada de recursos marinhos são os tópicos da sessão temática organizada pelo B2E CoLAB, em parceira com o +Atlantic, GreenCoLAB e S2Aqua.  

Subordinada ao tema “Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável”, esta sessão está inserida no Encontro Ciência 2023, uma iniciativa que reúne a comunidade científica nacional e internacional, proporciona uma plataforma abrangente para o debate interdisciplinar, a partilha de conhecimento e a promoção de soluções inovadoras para os desafios globais atuais.

O programa inclui uma intervenção inicial de João Borga, representante do Compete2030, seguida de pitchs de diversos oradores que representam os laboratórios colaborativos participantes. Joana Tomé, do B2E CoLAB, abordará a valorização de coprodutos de origem marinha e economia circular; Tiago Garcia, do +ATLANTIC, explorará a aquacultura como uma perspetiva para o futuro sustentável; Pedro Pousão-Ferreira, do S2Aqua, discutirá a nova abordagem na produção de alimentos através da aquacultura; e Daniel Silva, do GreenCoLAB, abordará a biotecnologia azul como um setor promissor.

Prevista está ainda a realização de uma mesa redonda com a participação de Ricardo Calado, investigador e especialista em Biologia Marinha e Aquacultura na Universidade de Aveiro, João Navalho, CEO da Necton, Luís Carlos Coelho, investigador especializado em Física e Sensores Óticos no INESC TEC, e Bernardo Ferreira de Carvalho, CEO da Oceano Fresco. A moderação estará a cargo de Patrícia Gonçalves, do B2E CoLAB.

Sobre o Ciência 2023

O Ciência 2023 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal é um evento de destaque na comunidade científica, promovido anualmente, que reúne cientistas, investigadores, empresas e outras entidades para discutir os avanços científicos e tecnológicos, partilhar conhecimento e fomentar a colaboração. A edição de 2023 que decorre entre 5 e 7 de julho tem como foco a temática do oceano, explorando a ciência, a tecnologia e a inovação para impulsionar um futuro sustentável no âmbito da economia azul.

Sobre o +ATLANTIC

O CoLAB +ATLANTIC é um Laboratório Colaborativo português sem fins lucrativos que concebe e providencia produtos e serviços baseados no conhecimento, relacionados com vários campos da economia azul, sustentabilidade do oceano, ciências do mar, saúde dos ecossistemas marinhos, alterações climáticas, literacia do oceano e comunicação de ciência. A sua equipa multidisciplinar utiliza modelação numérica, deteção remota, ciência de dados, inteligência artificial e tecnologias espaciais e oceânicas para conceber esses produtos e serviços e para colaborar em projetos nacionais e internacionais.

Sobre o B2E CoLAB

O B2E – Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul, com sede no UPTEC Mar, em Matosinhos, é uma associação privada sem fins lucrativos de universidades, centros de investigação e empresas privadas, pautando-se por princípios de circularidade, sustentabilidade e responsabilidade social. A associação ligada à Biotecnologia Azul atua nas áreas da aquacultura sustentável, biotecnologia marinha e valorização dos recursos marinhos vivos, com vista a desenvolver soluções inovadoras que contribuam para a construção de uma economia de valor acrescentado mais verde e resiliente.

Sobre o GreenCoLab

O GreenCoLab é uma organização privada sem fins lucrativos, uma plataforma colaborativa entre a investigação e a indústria, cuja agenda de investigação e inovação se baseia na exploração de micro e macroalgas como componente essencial para as indústrias de alimentos, rações, nutracêuticos, bioenergia, águas residuais e cosméticos.

Sobre o S2Aqua

O S2AQUAcoLAB, fundado em 2021, é uma instituição privada sem fins lucrativos que procura elevar a Aquacultura a um novo nível. Com uma rede de 16 parceiros e 49 investigadores qualificados, visa promover soluções sustentáveis, inteligentes e inovadoras para o setor. Os seus principais objetivos incluem a otimização da produção, identificação de bioindicadores de saúde, adaptação de sistemas de produção às mudanças climáticas e impulsionamento do desenvolvimento tecnológico. O S2AQUAcoLAB também se dedica à transferência de conhecimento e cooperação estratégica com seus parceiros para transformar a Aquacultura numa indústria mais forte e capaz.

Drag View