NewsB2E CoLAB promove conferência: Como financiar a bioeocnomia azul

B2E CoLAB promove conferência: Como financiar a bioeocnomia azul

O B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul vai organizar a Conferência Blue Wink-E 2023, no próximo dia 30 de novembro, no auditório Infante D. Henrique, em Matosinhos. O encontro deste ano tem como tópico central «Como Financiar a Bioeconomia Azul» e conta com a participação de especialistas e stakeholders do setor público e privado. O eurodeputado Carlos Zorrinho, o secretário-geral do Fórum Oceano, Ruben Eiras, e as consultoras Portugal Ventures e Ernst & Young são alguns dos convidados do fórum.

“Esta conferência é um marco importante para todos aqueles que têm um interesse direto na sustentabilidade dos nossos oceanos e no crescimento económico sustentável. A bioeconomia azul aborda preocupações ambientais críticas, mas também oferece oportunidades económicas significativas”, salienta a coordenadora executiva do B2E CoLAB, Maria Coelho,  acrescentando: “À medida que enfrentamos desafios globais, a necessidade de explorar opções de financiamento para uma bioeconomia azul inovadora torna-se imperativa”.

A Conferência Blue Wink-E 2023 pretende, assim, discutir algumas vias de  financiamento, como investimentos privados e públicos. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento sustentável da bioeconomia azul, fomentando parcerias estratégicas, através do networking, e partilhando estudos de caso de sucesso.

Para Maria Coelho, “o financiamento é um pilar crucial da inovação e sustentabilidade na bioeconomia azul”, pelo que o tema escolhido para este ano “é atual e premente”, esperando gerar “uma ampla discussão” em torno de “como o financiamento adequado pode impulsionar a resiliência económica, a inovação e a sustentabilidade nos projetos da bioeconomia azul”.

A conferência terá a participação, como keynote speaker, do deputado no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho. Serão ainda realizadas duas mesas redondas. A primeira subordinada ao tema “Inovação financeira: instrumentos e estratégias”, com Filipe Grilo, da Porto Business School, Ruben Eiras, do Fórum Oceano e João Pereira, da Portugal Ventures. A segunda sob o tema “Desafios e oportunidades de financiamento: casos práticos”, com a presença de Nuno Mangas, do Compete 2030, Hermano Rodrigues, da Ernst & Young, de Tânia Ferreira, da Sea4us, e da Fundação Oceano Azul. 

A Conferência “Como Financiar a Bioeconomia Azul” irá decorrer a partir das 9h00 do dia 30 de novembro, contanto com o apoio da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. As inscrições são gratuita e obrigatórias e poderão ser realizadas aqui.

Drag View