Sem categoriaSonar Tecnológico #9

Sonar Tecnológico #9

O B2E apresenta a nona edição do Sonar Tecnológico, a nossa seleção mensal de iniciativas nacionais e internacionais a reter, no âmbito de novas patentes e tecnologias no setor da bioeconomia azul.

 

Aquacultura

  1. Sistema de geração de energia sem recurso a fonte exterior de energia para aquacultura em terra

A presente invenção refere-se a um sistema de geração de energia sem recurso a fonte exterior de energia para uma aquacultura em terra e, mais particularmente, refere-se a um sistema de geração de energia independente que armazena, purifica e eletrolisa água da chuva ou água do mar para fornecer oxigênio a aparelhos de fornecimento e esterilização de oxigénio da aquacultura.

In Espacenet.

Saiba mais aqui.

 

  1. Um módulo de um filtro biológico num complexo de aquacultura, complexo de aquacultura e um método de regeneração de água

A presente invenção refere-se à regeneração de água num complexo de aquacultura industrial, em particular, ao equipamento para purificação biológica de água de poluição orgânica num sistema de aquacultura, mais particularmente ao equipamento com sistema fechado de abastecimento de água.

In Espacenet

Saiba mais aqui.

 

  1. Instalação e método para alimentação de organismos bentónicos

A invenção refere-se ao armazenamento de organismos bentónicos, como caranguejos e ouriços-do-mar, e à alimentação destes organismos.

In Espacenet.

Saiba mais aqui.

 

  1. Investigadores projetam um sistema de aquacultura digital “plug and play” de código aberto

“ADO é uma plataforma completa criada para ter em conta as necessidades das pequenas e médias empresas de aquacultura que não podem suportar o custo das soluções industriais.” “Inclui hardware, software e uma interface de usuário – os três componentes principais de um sistema digital – e foi projetado para recolher dados de vários sensores e exibi-los em tempo real”.

In The Fish Site.

Saiba mais aqui.

 

Recursos Vivos Marinhos

 

  1. Pasta de truta com cogumelos chanterelle e alho selvagem e respetivo processo de obtenção

A invenção refere-se a um produto do tipo pasta de peixe enlatado, com o papel de alimento funcional, devido aos seus múltiplos benefícios para a saúde.

In Espacenet.

Saiba mais aqui.

 

  1. Cauda de lagosta congelada para micro-ondas com cannabis e método de entrega de compostos de cannabis

Na mesma embalagem, um produto de lagosta minimamente processado para micro-ondas incluindo uma cauda de lagosta, uma composição contendo gordura e uma embalagem para micro-ondas.

In Espacenet.

Saiba mais aqui.

 

  1. Defendendo a “transição” da proteína em vez da “interrupção”, a NewFish arrecada fundos para produtos à base de algas

A startup neozelandesa NewFish emergiu do anonimato e fechou uma ronda de financiamento de 816 mil dólares para avançar com a sua gama de produtos de frutos do mar locais “reimaginados”, que incorporam proteínas vegetais e animais.

In AFN.

Saiba mais aqui.

 

Biotecnologia Marinha

 

  1. Exploração de moléculas marinhas para controlar a Doença de Alzheimer

Os produtos naturais marinhos têm se revelado candidatos promissores, e alguns demonstraram exercer um alto efeito de neuroproteção, constituindo um grande reservatório de potenciais fármacos e agentes nutracêuticos. O presente artigo tenta descrever os processos de extração e isolamento de compostos bioativos derivados de esponjas, algas, bactérias marinhas, invertebrados, crustáceos e tunicados como candidatos a fármacos contra a DA, com foco no sucesso da atividade farmacológica no processo de descoberta novos e eficazes compostos de drogas.

In NCBI

Saiba mais aqui.

 

  1. Descoberto em corais um composto químico que pode tratar o cancro

Encontrada a fonte de um químico natural procurado por investigadores há 25 anos. O composto, que pode ser útil em terapias oncológicas, afinal é mesmo produzido por corais marinhos

In Público (Azul)

Saiba mais aqui.

 

  1. Pigmento para composições de substitutos de carne

São divulgadas neste documento composições de pigmento para substitutos de carne incluindo tais composições de pigmento. As composições de pigmentos incluem Ficoeritrina. As composições de pigmento incluem algas vermelhas ou um extrato de algas vermelhas e fornecem uma cor rosa e/ou vermelha aos substitutos de carne crua que transitam para uma cor castanha ou incolor após a confeção.

In Espacenet.

Saiba mais aqui.

 

  1. Tetraselmis chuii ( Chuii) para o tratamento da infertilidade masculine

A presente invenção refere-se a uma biomassa de T. chuii, um extrato proteico de T. chuii e uma composição farmacêutica compreendendo uma biomassa de T. chuii ou um extrato proteico de T. chuii, para uso no tratamento de infertilidade num sujeito do sexo masculino. Refere-se também a um método para aumentar a qualidade do sémen de um sujeito do sexo masculino com normozoospermia, sem hipospermia e sem distúrbio caracterizado por alta percentagem de fragmentação de DNA espermático (SDF), que compreende a administração de uma biomassa de T .chuii ou um extrato proteico de T. chuii.

In Espacenet.

Saiba mais aqui.

 

  1. Processo para a produção de xilano e produtos de xilano a partir de produtos de algas e respetivas utilizações

A presente divulgação refere-se a um processo para preparar uma mistura de oligossacarídeos que evita a necessidade dos processos de várias etapas, caros e perigosos, usados atualmente, ​​e permite o desenvolvimento de um processo de produção de química verde ambientalmente amigável e sustentável.

In Espacenet

Saiba mais aqui.

 

  1. Estruturas de escama de peixe mineralizadas com silicato de nano-cálcio para melhorar a cicatrização do tendão-osso

Os biomateriais naturais à base de escamas de peixe são candidatos promissores para o reparo clínico de tendões devido à sua excelente resistência e bioatividade.

In Science Direct

Saiba mais aqui.

Drag View