NewsJean Monnet Centre emite diretiva política com contributos do B2E CoLAB

Jean Monnet Centre emite diretiva política com contributos do B2E CoLAB

O Jean Monnet Centre of Excellence on Sustainable Blue Economy está prestes a lançar uma nova diretiva política, focada na promoção da literacia oceânica nos setores da economia azul. Esta iniciativa, que junta diversos stakeholders, entre os quais o B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul, visa abordar os desafios urgentes enfrentados pela região do Mediterrâneo e fortalecer a compreensão e a consciência sobre a importância da sustentabilidade marinha.

O documento “Promoção da Literacia Oceânica para a Sustentabilidade nos Países Mediterrânicos” destaca a necessidade crítica de envolver os setores da economia azul na promoção da literacia oceânica.

A região do Mediterrâneo é um centro vital de atividades económicas relacionadas com o mar, incluindo pesca, aquacultura, transporte marítimo e turismo. No entanto, o desenvolvimento sustentável dessas atividades requer uma compreensão profunda dos ecossistemas marinhos e uma abordagem responsável por parte dos intervenientes.

O documento político, explica a coordenadora do B2E CoLAB, Maria Coelho, “apresenta recomendações concretas para promover a literacia oceânica nos setores da economia azul do Mediterrâneo”. Estas incluem “a criação de uma estratégia regional de literacia oceânica, o desenvolvimento de programas educacionais e de sensibilização, e a promoção da colaboração entre governos, academia, ONGs e o setor privado”, aponta.

A parceria entre o Centro Jean Monnet e o B2E CoLAB fortalece a colaboração entre organizações comprometidas com a promoção da economia azul sustentável. A inclusão do B2E CoLAB na rede de especialistas do Jean Monnet Centre reconhece a experiência e o compromisso do Laboratório Colaborativo em impulsionar a investigação, a inovação e as ações de literacia rumo a um futuro mais sustentável, nomeadamente nos países mediterrânicos.

Drag View