NewsConnecting the dots – Ciência aberta, o poderoso catalisador para a bioeconomia azul

Connecting the dots – Ciência aberta, o poderoso catalisador para a bioeconomia azul

A ciência aberta desempenha um papel crucial no desenvolvimento da bioeconomia azul. Ao promover a transparência, a acessibilidade e a colaboração, a ciência aberta alimenta a inovação, a sustentabilidade e a cooperação de uma forma que nada mais pode. Promove a utilização responsável e justa dos recursos marinhos, melhorando a acessibilidade dos dados, fomentando a investigação interdisciplinar, permitindo práticas sustentáveis, acelerando os avanços tecnológicos e capacitando as comunidades. Para realizar plenamente o potencial da bioeconomia azul e alcançar um futuro sustentável e próspero, devemos abraçar os princípios da ciência aberta de braços abertos!

Lembre-se: “Aberto quanto possível, fechado conforme necessário.” Para que fique claro, dados que seguem as orientações FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) não são obrigatoriamente abertos. Este é um equívoco comum. Existem inúmeros exemplos em que os dados não podem ser abertos por defeito, por exemplo, dados sujeitos a Direitos de Propriedade Intelectual e dados sensíveis.

“A partir de dados obtemos informação, de informação ganhamos conhecimento e perceção.” Ou seja, a combinação entre ciência aberta, princípios de dados FAIR e tecnologias digitais, como análise de negócio, IA e gémeos digitais, são uma oportunidade incrível de aceleração da bioeconomia azul. Estas tecnologias fornecem insights holísticos, fomentam a inovação colaborativa e promovem o desenvolvimento sustentável. 

Ao abraçar os princípios de dados FAIR e utilizar tecnologias de ponta, podemos desbloquear todo o potencial dos recursos marinhos, garantindo que a bioeconomia azul prospere e contribua para um futuro sustentável e próspero para todos. Apesar dos desafios e custos na recolha de dados, os princípios FAIR ajudar-nos-ão a reduzir significativamente esses custos. Afinal, “os dados são o novo combustível e a IA o acelerador”.

No B2E – Blue Bioeconomy CoLAB, estamos totalmente alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Estamos especialmente comprometidos com o ODS 14 (vida abaixo da água), ODS 12 (consumo e produção responsáveis) e ODS 13 (ação climática). Alinhados com as diretrizes da UE e da EOSC sobre Ciência Aberta, empenhamo-nos ativamente em contribuir e beneficiar deste paradigma. 

A nossa missão é ligar os pontos e promover colaborações entre setores para impulsionar a inovação, a transparência, a tomada de decisões informadas e a educação. Esta abordagem estimula o crescimento das empresas, reforça a confiança do público, permite uma utilização eficiente dos recursos e melhora a educação e o desenvolvimento da força de trabalho. Além disso, atrai talento, investimento e capacita as comunidades locais, impulsionando as economias locais. Embora as empresas possam temer riscos competitivos, o equilíbrio entre abertura e exclusividade garante benefícios mútuos para todas as partes interessadas.

Ligar pontos é a chave para um futuro próspero, e a Ciência Aberta é seu o catalisador

Drag View