Sem categoriaCiclo de Palestras Mar e Matosinhos em discussão no Mercado Municipal

Ciclo de Palestras Mar e Matosinhos em discussão no Mercado Municipal

Práticas de Pesca Sustentável e Casos de Estudo em Ciência e Bioeconomia Azul foram os temas das duas palestras do Ciclo

Práticas de Pesca Sustentável numa visão 360º

Do ambiente à economia e à sociedade, todos os aspetos de sustentabilidade foram abordados durante a palestra Práticas de Pesca Sustentável, organizada pelo B2E com a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos (CM Matosinhos), a 20 de setembro no Mercado Municipal.

Com a participação de representantes da Docapesca, CoLAB + Atlantic, Estação Litoral da Aguda (ELA), Marine Stewardship Council (MSC), do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), foram partilhados exemplos das melhores práticas de Pesca Sustentável, baseadas em ciência e tecnologia, assim como os desafios e possíveis soluções à disposição do setor.

O Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Sérgio Faias, evidenciou as ações e resultados da instituição na vertente sustentável, nomeadamente através da promoção de peixe da costa portuguesa, como a cavala e o carapau, com menor pegada carbónica, e a formação e capacitação das gerações mais jovens que trabalham no setor da pesca, modernizando a bioeconomia azul.

Os contributos científicos, tecnológicos e de inovação que estão e poderão ser utilizados em resposta a uma Pesca mais Sustentável foram apresentados pela investigadora Luísa Barros, do CoLAB +Atlântic. Ao mesmo tempo, apresentou também o Maçarico, o projeto de literacia do oceano, que envolve estudantes e que chegou a mais de 1500 crianças e jovens no primeiro ano de implementação.

Numa perspetiva local, Michael Weber, da ELA, apresentou o projeto do Portinho da Praia da Aguda e como esta iniciativa poderá atuar como ponte para o futuro da pesca artesanal.

Em representação da MSC, o consultor para Portugal Rodrigo Sengo, apresentou o programa de certificação da instituição, bem como os compromissos com a pesca sustentável certificada em Portugal.

Por último, a investigadora Marisa Almeida, do CIIMAR, apresentou o projeto NetTAG, resultante de uma parceria entre pescadores e investigadores, entre os quais também constam os nossos associados INESC TEC e Universidade de Aveiro, que tinha como objetivo prevenir e reduzir o lixo marinho, decorrente da atividade pesqueira, através de nova tecnologia e da adoção de boas práticas de gestão de resíduos da atividade.

A conferência foi encerrada com uma mesa-redonda conduzida por Elisabete Matos, Coordenadora Técnico-Científica do B2E, e que reuniu todos os palestrantes na resposta a questões relacionadas com as várias temáticas abordadas.

Ciência e Bioeconomia Azul – estudos de caso

26 de setembro marcou o segundo evento deste ciclo, dedicado a exemplos práticos de projetos nesta matéria, envolvendo empresas e instituições de referência, como os nossos Associados, INESC TEC, NAVIA, SEA EIGHT e Universidade do Minho (UMinho).

Luís Coelho do INESC TEC destacou a importância da monitorização para melhorar os processos e aceder a todo o potencial e recursos da bioeconomia azul.

Uma abordagem semelhante e mais específica foi seguida por Jorge Tavares da NAVIA que falou sobre “Digitalização da Economia Azul”. Jorge demonstrou a aplicação do software NAVIA na gestão de estruturas marítimas, como aquaculturas e portos.

Filipe Areia da SEA EIGHT apontou a aquacultura como uma das soluções para responder ao aumento da população mundial e à procura por proteína. Apresentou também os sistemas da SEA EIGHT, altamente eficientes e sustentáveis, uma vez que utilizam água recirculada, reduzindo muito as perdas de água.

Numa perspetiva de aplicação e exploração mais sustentável, Tiago Henriques da Silva da UMinho/3B’s, trouxe para o debate várias utilizações possíveis para coprodutos, como na alimentação de pescado ou na biomedicina.

Após as palestras, a sessão foi conduzida por Maria Coelho, Gestora de Inovação do B2E, que ajudou a esclarecer e discutir os principais tópicos das intervenções.

Ambas as palestras foram organizadas pelo B2E no âmbito do Ciclo Mar e Matosinhos, no âmbito do “Mês das Empresas”, promovido pela CM Matosinhos. Confira todos os eventos e inscreva-se aqui.

Drag View