Sem categoriaCiclo de Palestras Mar e Matosinhos em discussão no Mercado Municipal

Ciclo de Palestras Mar e Matosinhos em discussão no Mercado Municipal

Práticas de Pesca Sustentável foi o tema da primeira palestra do Ciclo

Do ambiente à economia e à sociedade, todos os aspetos de sustentabilidade foram abordados durante a palestra Práticas de Pesca Sustentável, organizada pelo B2E com a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos (CM Matosinhos), esta terça-feira no Mercado Municipal.

Com a participação de representantes da Docapesca, CoLAB + Atlantic, Estação Litoral da Aguda (ELA), Marine Stewardship Council (MSC), do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), foram partilhados exemplos das melhores práticas de Pesca Sustentável, baseadas em ciência e tecnologia, assim como os desafios e possíveis soluções à disposição do setor.

O Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Sérgio Faias, evidenciou as ações e resultados da instituição na vertente sustentável, nomeadamente através da promoção de peixe da costa portuguesa, como a cavala e o carapau, com menor pegada carbónica, e a formação e capacitação das gerações mais jovens que trabalham no setor da pesca, modernizando a bioeconomia azul.

Os contributos científicos, tecnológicos e de inovação que estão e poderão ser utilizados em resposta a uma Pesca mais Sustentável foram apresentados pela investigadora Luísa Barros, do CoLAB +Atlântic. Ao mesmo tempo, apresentou também o Maçarico, o projeto de literacia do oceano, que envolve estudantes e que chegou a mais de 1500 crianças e jovens no primeiro ano de implementação.

Numa perspetiva local, Michael Weber, da ELA, apresentou o projeto do Portinho da Praia da Aguda e como esta iniciativa poderá atuar como ponte para o futuro da pesca artesanal.

Em representação da MSC, o consultor para Portugal Rodrigo Sengo, apresentou o programa de certificação da instituição, bem como os compromissos com a pesca sustentável certificada em Portugal.

Por último, a investigadora Marisa Almeida, do CIIMAR, apresentou o projeto NetTAG, resultante de uma parceria entre pescadores e investigadores, entre os quais também constam os nossos associados INESC TEC e Universidade de Aveiro, que tinha como objetivo prevenir e reduzir o lixo marinho, decorrente da atividade pesqueira, através de nova tecnologia e da adoção de boas práticas de gestão de resíduos da atividade.

A conferência foi encerrada com uma mesa-redonda conduzida por Elisabete Matos, Coordenadora Técnico-Científica do B2E, e que reuniu todos os palestrantes na resposta a questões relacionadas com as várias temáticas abordadas.

Reserve a data e registe-se na nova palestra do Ciclo Mar e Matosinhos a 26 de setembro

No âmbito do “Mês das Empresas”, iniciativa da CM Matosinhos, esta foi a primeira de duas palestras realizadas pela B2E e inseridas no Ciclo Mar e Matosinhos. A segunda palestra vai focar-se na “Ciência e Bioeconomia Azul – estudos de caso” e terá lugar no próximo dia 26 de setembro, segunda-feira, também às 17h, no Mercado Municipal de Matosinhos. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui.

Drag View