NewsB2E CoLAB participa na Feira do Empreendedor

B2E CoLAB participa na Feira do Empreendedor

A coordenadora executiva do B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul, Maria Coelho, foi uma das oradoras convidadas da mesa-redonda “Clínica de Aceleração Empresarial”, realizada esta terça-feira, na Casa da Arquitetura. O evento foi organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e pela Câmara de Matosinhos, no âmbito da Feira do Empreendedor.

Exatamente no âmbito do empreendedorismo, Maria Coelho realçou o papel do B2E CoLAB na promoção da colaboração entre academia e a indústria, para desenvolver soluções inovadoras na área da Bioeconomia Azul, destacando a importância de valorizar e monetizar o conhecimento gerado, por forma a impulsionar o crescimento económico.  

Enfatizando o compromisso do B2E CoLAB em ajudar a transformar a economia linear numa economia circular, mais sustentável e resiliente, Maria Coelho revelou alguns dos projetos em que o CoLAB para a Bioeconomia Azul está envolvido. O projeto de valorização de coprodutos marinhos, desenvolvido em parceria com a Islândia e a Noruega, foi um dos exemplos abordados, tendo em vista as potencialidades que existem nesta área, ao nível do aparecimento de novas cadeias de valor. “Os coprodutos, que mais não são do que os restos de pescado e que atualmente têm como principal destino resíduos ou pet food, podem ser valorizados e aplicados em indústrias como o têxtil, o calçado ou a nutracêutica, contribuindo para a competitividade da economia portuguesa”, defendeu.

Numa mesa-redonda que contou ainda com a participação de Daniel Alves (E-GOI), Miguel Lemos (Águas de Gaia), Maria Oliveira (UPTEC) e Susana Bettencourt (Portugal Fashion) e moderação do jornalista da RTP José António Pereira, Maria Coelho sublinhou a estratégia que tem sido adotada pelas entidades governamentais na área da economia do mar, dando como exemplo o futuro Centro Internacional de Biotecnologia Azul. “Este projeto comprova a aposta que Portugal necessita e está a fazer”, realçou, lembrando que a nova infraestrutura será construída em Matosinhos e que o B2E CoLAB integra a comissão de acompanhamento do projeto.

Drag View