NewsTop 10 | Sonar Tecnológico 2022

Top 10 | Sonar Tecnológico 2022

Descubra a seleção do Top de invenções, tendências tecnológicas, metodologias, casos de estudo e de negócios no setor da Bioeconomia Azul, assinada pela nossa Gestora de Projeto Graça Teixeira.

Aquacultura:

1. Sistema inteligente para aquacultura de monitorização de crescimento e saúde. In Espacenet

A tecnologia refere-se à aquacultura de espécies aquáticas, como peixe e marisco, incluindo camarão e, mais especificamente, a um sistema inteligente de monitorização da qualidade da água, crescimento e saúde em aquacultura para monitorizar o progresso do crescimento e a saúde das espécies aquáticas ao longo do tempo e para estabelecer a rastreabilidade de dados, bem como métodos de operação do sistema. Saiba mais aqui.

2. Anticorpos contra agentes causadores de doenças em aquacultura e sua utilização. In Espacenet

São descritos neste documento métodos e anticorpos úteis para reduzir, eliminar ou prevenir infeção bacteriana ou viral em animais aquáticos. São também descritos antígenos úteis para o direcionamento por anticorpos de cadeia pesada e fragmentos VHH para a redução de uma população bacteriana ou viral num animal aquático.

Saiba mais aqui.

3. Big data de sensores remotos para monitorização em aquacultura. In Espacenet

A construção de uma aquacultura inteligente é significativamente mais complexa do que a criação de outras iniciativas de produção inteligente. A fiabilidade e a vida útil dos sensores, bem como a robustez e a precisão são principalmente tidas em conta. Todo o sistema é concebido com base no armazenamento de grandes dados com base na nuvem. O sistema está planeado para ser alimentado por painéis solares. Como resultado, o método poderá realizar monitorização em tempo real da qualidade da água da aquacultura e ter um impacto prático significativo em termos de redução da intensidade de mão-de-obra, melhoria da qualidade dos produtos marinhos, e proteção do ambiente aquático.

Saiba mais aqui.

Biotecnologia Marinha:

4. Nova tecnologia ajuda a detetar nemátodes em filetes de peixe. In The Fish Site

A Nofima desenvolveu uma nova tecnologia que pode identificar e remover nemátodes, um tipo de lombriga, de filetes de peixe branco antes de serem consumidos.

Saiba mais aqui.

5. Enxertos marinhos para geração de tecidos humanos. In Patent Scope

Este conceito inventivo refere-se ao campo enxertos de origem marinha para geração personalizada de tecidos humanos para futura aplicação clínica. Em concreto, refere-se a um método para geração e avaliação de enxertos humanos personalizados, usando invertebrados marinhos descelularizados como novos bio-enxertos recelularizados com células-tronco autólogas do paciente.

Saiba mais aqui.

6. Exploração de moléculas marinhas para controlar a Doença de Alzheimer. In NCBI

Os produtos naturais marinhos têm-se revelado candidatos promissores, e alguns demonstraram exercer um alto efeito de neuroproteção, constituindo um grande reservatório de potenciais fármacos e agentes nutracêuticos. Este artigo tenta descrever os processos de extração e isolamento de compostos bioativos derivados de esponjas, algas, bactérias marinhas, invertebrados, crustáceos e tunicados como candidatos a fármacos contra a Doença de Alzheimer, com foco no sucesso da atividade farmacológica no processo de descoberta novos e eficazes compostos de drogas.

Saiba mais aqui.

Recursos Vivos Marinhos:

7. Processo de preparação de salsichas marinhas à base de cefalópodes. In Patent Scope

Processo de preparação de enchidos marinhos caraterizado por as cabeças de polvo serem retiradas numa quantidade superior a 90% em peso do enchido final e a cozedura ser efetuada entre 40 e 60 minutos, sendo as referidas cabeças de polvo arrefecidas a uma temperatura inferior a 3°C durante 40 a 60 minutos, as referidas cabeças são esmagadas a uma temperatura entre 0°C e 4°C, sal, gordura vegetal e colatura de anchova são adicionados às cabeças trituradas e o composto é misturado durante 10 a 30 minutos a uma temperatura entre 0°C e 4°C. Origina-se uma massa que se estabiliza a uma temperatura entre 0°C e 4ºC entre 8 e 16 horas; a mistura é então colocada no invólucro.

Saiba mais aqui.

8. Método de transformação de peixes. Em Espacenet

O método compreende um passo de cozedura dos filetes de peixes entre 1 e 10 kg, de preferência entre 1,5 e 5 kg, uma vez que os peixes tenham sido previamente submetidos às etapas de: remoção das cabeças; remoção dos rabos e barbatanas dorsais; remoção de vísceras; filetes; remoção da espinha dorsal; e remoção da pele. O peixe é de preferência atum. O peixe é de preferência congelado, razão pela qual é incluído um primeiro passo para descongelar o peixe. Além disso, a carne escura também pode ser removida do peixe antes de cozinhar. O método implica poupanças no trabalho, tempo e energia, bem como um tratamento mais amigo do ambiente.

Saiba mais aqui.

9. Fármacos de microalgas: uma reserva terapêutica promissora para o futuro. In Science Direct

Várias espécies de algas como Haematococcus, diatomáceas, Griffithsia, Chlorella, Spirulina, Ulva, etc., foram identificadas e isoladas para produzir compostos de alto valor, biologicamente ativos e farmacologicamente importantes como astaxantina, fucoxantina, polissacarídeos de enxofre principalmente galactose, ramnose, xilose, fucose etc., que apresentam atividades antimicrobianas, antifúngicas, anticancerígenas e antivirais. Além disso, focou-se no papel destes biocompostos extraídos de algas, especialmente polissacarídeos de enxofre, para tratar várias doenças com tratamento prospetivo para SARS-CoV-2.

Saiba mais aqui.

Sonar Especial Dia Mundial da Propriedade Intelectual

10. Valorização de subprodutos de animais marinhos. In Espacenet

A presente invenção refere-se a métodos e processos para extração de produtos nutricionais e cosméticos de subprodutos de animais marinhos em escala industrial. Esses produtos incluem proteínas e óleos para fins nutricionais (por exemplo, dietas para animais) e colagénio para fins médicos, nutricionais e cosméticos.

Saiba mais aqui.

Sabia que…

A iniciativa Sonar Tecnológico do B2E, iniciada em 2021, pretende disponibilizar informações relevantes de forma periódica à sua comunidade acerca de novas tendências tecnológicas, metodologias inovadoras emergentes e casos de estudo e de negócio disruptivos no setor da bioeconomia azul?

A metodologia empregue consiste na pesquisa aplicada e exploratória, de forma a gerar conhecimentos para aplicações práticas, com objetivo de solucionar problemas específicos e proporcionar maior familiaridade com os mesmos.

As fontes usadas para pesquisa foram diversificadas tendo como critérios: publicações recentes de notícias, artigos científicos ou base de dados de patentes.

O Sonar 2022: Análise dos Dados num minuto

Em 2022, a equipa do Sonar Tecnológico identificou 286 tendências tecnológicas nas suas principais áreas de atuação (Aquacultura – 148, Biotecnologia Marinha – 79 e Recursos vivos Marinhos – 59). As diversas aplicações dessas tecnologias encontram-se esquematizadas na Figura 1, de salientar que 28% foram relacionados com alimentos e 25% com equipamentos.

Figura 1: Principais fontes de pesquisa usadas as tecnologias.

Os alimentos e os equipamentos são as aplicações onde surgiram maior quantidade de invenções, tendências tecnológicas, metodologias ou casos de estudo e de negócios relacionados com a áreas em causa (Aquacultura, Biotecnologia Marinha e Recursos Vivos Marinhos), como se demonstra na Figura 2: Resultados de pesquisa de informação com as diferentes aplicações (colunas com # pulicadas em edições Sonar).

Mensalmente, foi feita uma seleção dos resultados encontrados. Em cada edição houve o cuidado de todas as áreas serem contempladas com 64 tendências de Aquacultura, 57 de Biotecnologia Marinha e 39 de Recursos Vivos Marinhos publicadas. Isto resultou num total de 160 invenções, tendências tecnológicas, metodologias ou casos de estudo e de negócios publicados, distribuídos por 11 edições mensais e uma edição especial de Sonar Patentes (Dia Mundial da Propriedade Intelectual).

Figura 2: Resultados de pesquisa de informação com as diferentes aplicações (colunas com # pulicadas em edições Sonar)

Mais sobre o Sonar 2022

Todos os meses, a rede de associados do B2E recebeu em primeira mão a edição do Sonar Tecnológico, contendo em média 12 fontes de informação. Esta iniciativa B2E foi também disponibilizada nas redes sociais e website.

A escolha do Top 10 não foi fácil: foram divulgadas excelentes tecnologias, inovadoras, economicamente promissoras, ambientalmente sustentáveis, de autoria nacional, de grande impacto na saúde e bem-estar.

A seleção foi exclusivamente da responsabilidade da autora, tendo como critério a escolha de tecnologias que cobrissem de forma equitativa as diferentes áreas, e ainda uma escolha do Sonar Tecnológico da edição Especial do Dia Mundial da Propriedade Intelectual (edição 7).

Os principais fatores que justificam a escolha foram:

• A segurança dos alimentos, que tem sido uma preocupação levantada por vários interlocutores, em especial na deteção de parasitas em pescado;

• A qualidade da água de sistemas de aquacultura tem sido uma preocupação referida por várias unidades industriais;

• Tecnologia inovadora, de elevado interesse para a saúde;

• A utilização de recursos marinhos, mais frequentemente associada à alimentação, pode também ter outras aplicações como na saúde e indústria farmacêutica, como por exemplo na doença de Alzheimer (que tem vindo a preocupar os cientistas, médicos e pacientes em todo o mundo) ou na resolução de problemas de saúde com impacto numa atual preocupação como o SARS-CoV-2;

• O pescado transformado é cada vez mais procurado pelo consumidor, esta técnica reúne poupança de trabalho, tempo e energia, bem como um tratamento ambientalmente sustentável.

Drag View