Sem categoriaSonar Tecnológico #15

Sonar Tecnológico #15

O B2E apresenta a décima quinta edição do Sonar Tecnológico, a nossa seleção mensal de iniciativas nacionais e internacionais a reter, no âmbito de novas patentes e tecnologias no setor da bioeconomia azul.

 

Aquacultura

 

  1. Uma unidade de produção, um processo para cultivo e um método de processamento de algas marinhas cultivadas

Esta invenção refere-se a uma unidade de produção de algas marinhas, incluindo produção em aquacultura offshore, distante da costa ancorada no fundo do mar.

In Patentscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Dispositivo, sistema e método de deteção de amiloodinose

A amiloodiniose é detetada usando reagentes de afinidade que apresentam reação cruzada com um ou mais antígenos de A. ocellatum ou P. pillulare. A análise pode ser realizada a bordo do navio, no cais, em ambiente de aquacultura ou aquário, ou in situ no ponto de coleta de amostras ou noutro lugar. Os resultados podem ser usados ​​para monitorizar o estado de saúde de espécies de peixes capturados ou cultivados bem como para a segurança da água a ser introduzida numa instalação de aquacultura.

In Patenscope.

Saiba mais aqui.  

 

  1. Uso de composto de ácido fórmico furano na preparação de aditivo para dieta animal

É divulgada o uso de um composto de ácido fórmico furano na preparação de um aditivo para dieta animal para melhorar o desempenho da produção de animais domésticos, aves domésticas e animais de aquacultura em testes de reprodução animal. O composto de ácido fórmico furano, ou um sal aceitável para dietas, apresentado na presente invenção, possui um efeito de melhoria do desempenho de produção de animais domésticos, aves e animais de aquacultura em contexto de criação.

In Patenscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Uso de nanopartículas de amido carregadas com moléculas ativas para aquacultura

A presente invenção refere-se ao uso de uma nanopartícula de amido carregada com pelo menos uma molécula ativa de interesse para alimentar o zooplâncton, em particular uma presa viva escolhida entre rotíferos, artémias e copépodes.

In Patenscope.

Saiba mais aqui.

 

  1. Qualidade nutricional, organoléptica e sensorial de robalo europeu (Dicentrarchus labrax) de tamanho comercial, alimentado com farinha deslipidificada de larvas de Tenebrio molitor como principal fonte de proteína

Este estudo avaliou o impacto da substituição de 50 e 100% de proteína de farinha de peixe por Tenebrio molitor (TM) deslipidificado (d-) em dietas para robalo europeu de tamanho comercial.

Apesar de algumas diferenças nas medições histomorfometricas musculares e textura instrumental, os consumidores não foram capazes de perceber diferenças entre as amostras musculares de peixes alimentados com as dietas controle ou dTM. Todas as amostras foram caracterizadas pela sua textura macia e agradável, e as amostras dTM também foram associadas a uma “textura suculenta”.

In Science direct.

Saiba mais aqui.

 

Recursos Vivos Marinhos

 

  1. Poderão as algas e os produtos secundários de peixe ser os próximos superalimentos flexitarianos?

Um novo projeto visa conceber produtos alimentícios híbridos que combinem algas marinhas, microalgas, farinha de insetos e/ou produtos secundários de peixe com ingredientes vegetais ricos em proteínas.

In The Fish Site.

Saiba mais aqui.

 

  1. Composições cosméticas derivadas de algas marinhas

A invenção refere-se a uma composição cosmética e mais particularmente a uma composição cosmética contendo algas marinhas para aplicação na pele para melhorar a sua aparência.

In Patenscope.

Saiba mais aqui.

 

Biotecnologia Marinha

 

  1. Projeto de 16 milhões avaliará impacto de exploração no fundo do mar

Durante cinco anos, o projeto vai desenvolver a capacidade de avaliação de impacto ambiental das atividades de prospeção subaquáticas. Junta instituições de dez países.

In Público.

Saiba mais aqui.

 

  1. Abordagem enzimática para extração de frações bioativas de algas vermelhas, verdes e castanhas

Extratos de algas vermelhas exibiram atividade prebiótica que pode ser atribuída ao seu maior conteúdo em oligossacarídeos e proteínas/peptídeos. De uma forma geral, o uso sequencial de enzimas com diferentes atividades demonstrou ser uma abordagem eficiente para extrair frações funcionais a serem usadas como ingredientes funcionais para melhorar o valor nutricional (por exemplo, em proteínas) e/ou incluir características antioxidantes e prebióticas no produto alimentar.

In Science direct.

Saiba mais aqui.

 

  1. Vesículas membranares reconstruídas da microalga Dunaliella como um potencial sistema de entrega de princípios ativos

O objetivo deste estudo biofísico foi caracterizar vesículas membranares reconstruídas obtidas de microalgas em termos morfológicos, propriedades, composição e capacidade de transportar um principio ativo modelo.

In Science direct

Saiba mais aqui.

 

  1. Biocompósitos 3D compostos por colágeno marinho e materiais à base de sílica inspirados na composição de esqueletos de esponjas marinhas visando a regeneração do tecido ósseo

Este estudo estabeleceu biocompósitos de colagénio/sílica marinhos como potenciais matrizes para a engenharia de tecidos, estabelecendo a base para estudos futuros, particularmente visando a regeneração de tecidos ósseos não portadores de carga.

In NCBI.

Saiba mais aqui.

Drag View