Teresa Catumba

Teresa
Catumba

Gestora de Projeto

“Inovadora Sustentável e Impulsionadora de Redes”

A Teresa nasceu em 1992, e desde muito jovem revela enorme interesse pela natureza e os animais. Talvez a sua origem tenha ajudado, já que cresceu em ambiente rural no nordeste transmontano, em Valpaços, onde estudou até completar o ensino secundário.

Mais tarde, mudou-se para Vila Real e, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluiu a sua formação em Engenharia Zootécnica, licenciatura e mestrado. Nesta fase, também estudou no estrangeiro através do programa Erasmus, na Universidade de Agricultura de Cracóvia, Polónia, e fez ainda vários estágios na área de produção agropecuária.

Profissionalmente integrou o Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas em 2018, centro de I&D da UTAD, e iniciou a sua atividade na área de Transferência de Tecnologia (TT), no setor agroalimentar, tendo obtido formação especializada em TT no Knowledge Innovation Market Barcelona, e em Financiamentos Europeus e H2020 pela Econet em Burgos, Espanha. Neste âmbito, esteve em estreita colaboração com a Federación Empresarial de Agroalimentación de la Comunidad Valenciana – FEDACOVA, e com várias empresas da Península Ibérica. Posteriormente, ainda na mesma área, focou a sua atividade em valorização de compostos fenólicos. Mais tarde, desempenhou funções no Gabinete de Apoio a Projetos da UTAD, em gestão de atividades R&D+i, entre as quais candidaturas a projetos de I&D, gestão de Propriedade Intelectual e contratos com empresas.

Quem conhece a Teresa reconhece-lhe o espírito ecofriendly e a visão apaixonada pelo tema da sustentabilidade ambiental.

Other Members

Elisabete Matos

Technical-Scientific Coordinator

Marta Santos
Maria Coelho
Ana Rita Ribeiro
Graça Teixeira
Simão Lima
Joana Tomé
Teresa Catumba
Ana Moura
Daniela Almeida
Drag View