NewsSonar Tecnológico #34

Sonar Tecnológico #34

De volta ao escritório, de volta às inovações! A IA estima agora o peso dos peixes na aquacultura, melhorando a monitorização e a sua gestão. As inovações na medição do crescimento das macroalgas apoiam os sistemas de crédito de carbono, enquanto os novos ingredientes à base de algas melhoram a textura dos alimentos. Na biotecnologia marinha, os fotobiorreactores melhorados otimizam o cultivo de algas e os salmonídeos geneticamente modificados resistem a infeções virais. Os extratos de algas estão a ser utilizados em tratamentos médicos e fertilizantes sustentáveis, alargando ainda mais as fronteiras da ciência marinha. Explore estes avanços e aproveite a onda de novas descobertas!

 


 

AQUACULTURA

Sistema e método automatizado para estimar o peso médio dos peixes em ambiente de aquacultura

A presente invenção diz respeito a um método automatizado baseado em um programa de computador para estimar o peso médio dos peixes num ambiente de aquacultura. Uma câmara subaquática capta imagens de vídeo do ambiente da aquicultura. Essas imagens são introduzidas num modelo detector de aprendizagem automática que foi treinado para detetar peixes. O modelo de aprendizagem automática identifica uma região de caixa virtual à volta dos peixes detetados e fornece dados do tamanho e a localização dessas regiões, bem como dados relacionados com a região da caixa virtual e a imagem. Estes dados de tamanho e localização são processados e introduzidos num modelo de estimativa de comprimento baseado em IA, que calcula o comprimento do peixe para cada região de caixa virtual inserida no modelo. A base da invenção, portanto, calcula o peso médio do peixe a partir do comprimento do peixe.

Patentscope

Descubra mais aqui.

 

Método e aparelho para medir a exportação de macroalgas ou biomassa aquática e sistemas para confirmar e monitorizar os créditos de remoção de carbono com base na biomassa marinha

A invenção se refere-se a um sistema e um método para cultivar e/ou monitorar macroalgas e plantas aquáticas num grande corpo d’água. Este método inclui a colocação de uma massa ou coleção de algas/plantas aquáticas no corpo d’água onde a profundidade da água seja de pelo menos 300 metros e a monitorização da profundidade das algas/plantas aquáticas, até que as mesmas se afundem abaixo de um limite de profundidade de captura. O sistema inclui uma plataforma sobre, ou a partir, da qual as algas ou plantas aquáticas são cultivadas, equipamento de deteção sem fios na plataforma e um transmissor de sinais de dados sem fios na plataforma, configurado para transmitir um sinal sem fios que indica a profundidade das algas ou plantas aquáticas que afundam.

Patentscope

Descubra mais aqui.

 

Ingrediente alimentar de proteína texturizada

A presente invenção refere-se a um ingrediente alimentar de proteína texturizada no qual é utilizada uma matéria-prima proteica derivada de algas, tendo o ingrediente alimentar uma cor, aroma e sensação excecionais. Este ingrediente alimentar de proteína texturizada é caracterizado por conter uma proteína obtida através da texturização de uma mistura de matérias-primas que inclui uma matéria-prima proteica derivada de algas e uma matéria-prima proteica diferente e com um teor proteico igual ou superior a 70 % em massa. A combinação da matéria-prima proteica derivada de algas e da matéria-prima proteica diferente com um teor proteico igual ou superior a 70 % em massa, como matérias-primas proteicas, permite obter uma proteína texturizada com propriedades de expansão excecionais.

Patentscope

Descubra mais aqui.

 

 

RECURSOS MARINHOS VIVOS

Composições e métodos para o tratamento de doenças dos ossos e das articulações

É fornecida uma nova composição para o tratamento de doenças ósseas, do desenvolvimento e outras doenças relacionadas num indivíduo, utilizando uma composição que inclui um extrato de algas e, pelo menos, um sal de estrôncio. É também fornecido um tratamento de doenças ósseas em desenvolvimento e outras doenças relacionadas num indivíduo através da administração de uma composição que inclui uma cultura de algas não viável ou um extrato da mesma, e uma segunda composição que inclui, pelo menos, um sal de estrôncio.   O extrato de algas pode incluir carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 

Composição aquosa à base de algas marinhas

A invenção refere-se a uma composição aquosa que inclui fósforo, de 2,0 a 20 % em peso de boro e de um extrato de algas marinhas, de 2,0 a 20 % em peso, e o seu método para produzir a composição e a utilização da composição aquosa como fertilizante.

Pantentscope

Descubra mais aqui.
 

 

BIOTECNOLOGIA MARINHA

Sistema de fotobiorreactor para algas e microorganismos

A presente invenção diz respeito a um avanço num sistema concebido principalmente para ser utilizado no cultivo de spirulina. Fornece as necessidades de crescimento de algas, incluindo troca de ar fresco, luz e calor. Também monitoriza as variáveis ambientais, incluindo pelo menos a temperatura e o pH. Transmite essas informações sem fios, através de antenas Bluetooth ou WIFI, a um sistema externo para registo e/ou monitorização. As informações dos sensores também podem ser utilizadas para formar um circuito fechado de feedback para controlar a saída dos sistemas que controlam a cultura líquida.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 

Resistência genética a doenças virais em peixes salmonídeos

A presente invenção diz respeito a métodos de rastreio de salmonídeos para aumentar a resistência à infeção viral, como a infeção pelo vírus da necrose pancreática infecciosa (IPNV). Também diz respeito a peixes que foram geneticamente modificados para terem maior resistência à infeção viral/IPNV. Além disso, diz ainda respeito à utilização destes peixes, que foram identificados ou geneticamente modificados para terem uma maior resistência genética, em programas de reprodução e/ou produção em aquacultura. A invenção diz ainda respeito à utilização de pequenas moléculas que têm como alvo o NAE1 e à sua utilização na terapia ou prevenção da infeção viral/IPNV.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 

Microalgas Chlorella

É apresentada uma cepa de microalgas Chlorella deficiente em clorofila com um teor proteico de, pelo menos, 50% p/p e também é divulgado um método de produção dessa cepa. Além disso, é divulgada uma composição que inclui uma biomassa de algas derivada da cepa deficiente em clorofila de microalgas Chlorella ou obtida através do método de execução.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 

Processo de preparação de uma microfibra composta por microalgas vivas dentro de uma microfibra relacionada

É descrito um processo para a preparação de uma microfibra com microalgas vivas no seu interior, incluindo as etapas de: preparação e mistura de microalgas e de um biomaterial num meio nutritivo e fiação microfluídica da mistura de microalgas e do biomaterial que é polimerizado. A fiação microfluídica é realizada num chip equipado com uma matriz de fiação com uma secção de “ranhuras”, de modo a obter uma secção ranhurada.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 


 

Mantenha-se a par das últimas notícias!

Descubra todas as edições do Sonar Tecnológico aqui.

Drag View