NewsSonar Tecnológico #33

Sonar Tecnológico #33

O mês de julho é marcado por uma maré de inovação! Desde sensores de ponta que detetam microplásticos em locais de aquacultura, à aquacultura ultrapassar triunfantemente a pesca oceânica em termos de produção global. Desde as microalgas com elevado teor proteico transformarem a alimentação animal, enquanto novos métodos aumentam a produtividade dos peixes, ou até mesmo extratos de Chlorella revolucionarem os cuidados com a pele e os proteoglicanos de algas revelarem novos horizontes médicos. Mergulhe nestas descobertas pioneiras e entre na onda da ciência!

 


 

AQUACULTURA

Sensores inovadores identificam microplásticos em locais de aquacultura

Desenvolvidos pela LEITAT, uma organização de investigação e tecnologia sediada em Barcelona, os sensores utilizam a fotónica, a visão por computador e a inteligência artificial para medir microplásticos de tamanho microscópico, diferenciando-os de outras partículas naturais que possam estar presentes em amostras de água.

The Fish Site

Descubra mais aqui.

 

Produção da aquacultura mundial ultrapassa pela primeira vez a da pesca oceânica

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a aquacultura foi responsável por 51% do total mundial de produtos de pesca. O relatório da FAO inclui uma secção sobre “A Situação Mundial das Pescas e da Aquacultura” (SOFIA), a qual indica que “a piscicultura, a moluscicultura e a criação de algas, representam 51% do total mundial” destes produtos e “fornecem 57% dos produtos animais aquáticos utilizados para consumo humano no mundo”.

RTP

Descubra mais aqui.

 

Biomassa microalgal de elevado teor proteico com excelente digestibilidade da pepsina, método de cultura e utilização dos mesmos

A presente invenção refere-se à biomassa microalgal com elevado teor proteico e excelente digestibilidade da pepsina, a um método de cultura e à sua utilização. Uma composição divulgada na presente invenção tem um elevado teor de proteínas, mas também contém ácidos graxos ómega-3, podendo assim substituir diretamente a farinha de peixe na mistura de alimentos para animais.

Espacenet

Descubra mais aqui.

 

Método de correção da microbiocenose intestinal dos peixes para aumentar a sua produtividade

A invenção está relacionada com a piscicultura e pode ser utilizada para alimentar peixes. Uma fina camada de ração é pulverizada com um aditivo fitobiótico “Probiocid-Phyto” na dose de 2 g/kg de ração e partículas ultrafinas de zinco com tamanho de 90nm, obtidas por explosão elétrica de um condutor em atmosfera de árgon, na dose de 10 mg/kg de ração, pré tratadas com ultrassons em água destilada durante 30 minutos com frequência de 30 kHz. resultado da invenção proporciona maior produtividade e resistência do organismo dos peixes. 1 cl, 3 dwg, 1 tbl.

Patentscope

Descubra mais aqui.

 

 

RECURSOS MARINHOS VIVOS

Composição alimentar mista de colagénio e ciclodextrina

É fornecida uma composição alimentar que é cheia de sabor, utiliza eficazmente pele de peixe, vísceras, espinhas internas e semelhantes que são geralmente eliminadas como resíduos, e da qual foram removidos os odores desagradáveis característicos do colagénio derivado de peixe. É fornecida uma composição alimentar mista de colagénio e ciclodextrina capaz de aumentar a absorção do péptido de colagénio no corpo humano. A composição alimentar mista de colagénio e ciclodextrina é obtida misturando colagénio em pó derivado de peixe e ciclodextrina em pó numa proporção de 8:2 a 8:7 e granulando a mistura.

Espacenet

Descubra mais aqui.

 

Compostos de algas

A presente invenção diz respeito, em termos gerais, a composições plásticas que incluem biomassa ou materiais derivados de algas. A presente invenção refere-se a uma composição que compreende ou consiste em cerca de 20-80% p/p de um polímero não-algal; cerca de 20-80% p/p de biomassa de algas ou de um material derivado de algas; e cerca de 0-20% p/p de um ou mais aditivos, em que a biomassa de algas ou o material derivado de algas são obtidos a partir de uma alga que não é Kappaphycus alvarezii ou Euchema denticulatum, e um método de preparação do mesmo.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 

Fibra de celulose de algas 

A presente invenção refere-se a uma fibra que inclui celulose regenerada, em que a celulose é obtida a partir de uma alga, e a um método de fabrico da mesma.

Pantentscope

Descubra mais aqui.
 

 

BIOTECNOLOGIA MARINHA

Composições e métodos para a cultura de células de espécies aquáticas

São fornecidas células de uma espécie aquática que expressam pelo menos um polipéptido segregado que apoia o crescimento e/ou a diferenciação de células-alvo de uma espécie aquática de interesse em cultura. Também é fornecida a sua utilização como suporte de células aquáticas em cultura.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 

Composição cosmética que contém extrato de cholorella protothecoides para branqueamento da pele ou melhoria das rugas e respetivo método de preparação

A composição contém um extrato de Chlorella protothecoides. A composição que contém o extrato de Chlorella protothecoides pode ser amplamente utilizada como cosmético para o branqueamento da pele ou melhoria das rugas, uma vez que o problema da aplicação limitada como composição cosmética devido ao cheiro a peixe caraterístico e à cor escura da composição que utiliza Chlorella foi resolvido.

Patentscope

Descubra mais aqui.

 

Uma composição que inclui um extrato de proteoglicano de algas e a sua utilização

Utilização de um extrato de proteoglicano de algas e de uma composição que compreende o mesmo no fabrico de um medicamento para o tratamento ou prevenção de tumores, dores, inflamações ou doenças mediadas por fatores inflamatórios.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 

Hidrogel de algas

São apresentados materiais e métodos que permitem a redução do dióxido de carbono utilizando algas, bactérias, nutrientes e/ou organismos encapsulados em hidrogel.

Pantentscope

Descubra mais aqui.

 


 

Mantenha-se a par das últimas notícias!

Descubra todas as edições do Sonar Tecnológico aqui.

Drag View