NewsSonar Tecnológico #24

Sonar Tecnológico #24

Descubra o futuro da aquacultura sustentável e da biotecnologia marinha nesta cativante coleção de descobertas, selecionadas pelo B2E CoLAB. Desde a transformação de macroalgas em alimentos amigos do ambiente, a incubadoras de peixes portáteis e terapias de ponta contra o cancro, estas inovações estão a remodelar a indústria. Explore as páginas para descobrir um reino de possibilidades e inspire-se no potencial infinito das ciências marinhas. Comece a ler agora e junte-se à viagem em direção a um mundo aquático mais sustentável e inovador!

AQUACULTURA

Produtos concebidos à base de macroalgas para alimentação animal

Nesta invenção são divulgados métodos e composições para o pré-tratamento microbiológico da biomassa de macroalgas, para criar uma fonte alternativa, de baixo custo, amiga do ambiente e sustentável de nutrientes essenciais para a aquacultura e indústrias de animais vivos.

Patentscope

Descubra mais aqui.

Blocos modulares de construção à base de algas e métodos de fabrico dos mesmos

Esta invenção compreende um sistema de tijolos flutuantes à base de biomassa de macroalgas, que se prendem em três dimensões e que são capazes de suportar as condições do oceano. Os blocos fabricados de acordo com os métodos descritos nesta publicação podem ser usados como blocos de construção de várias estruturas, incluindo, por exemplo, estruturas flutuantes para maricultura offshore.

Patentscope

Descubra mais aqui.

Incubadora móvel de peixes

Na presente invenção é apresentada uma incubadora de peixes móvel, fácil de transportar e de operar, e adequada para a criação de peixes, com boa relação custo-benefício e num ambiente aquático seguro.

Patentscope

Descubra mais aqui.


RECURSOS MARINHOS VIVOS

Desenvolvimento de scaffolds [TA1] 3D  de cimento de fosfato de cálcio com pós de concha de berbigão

Neste estudo, foram desenvolvidos scaffolds de cimento de fosfato de cálcio  à base de pó de concha de berbigão, impressos em 3D através do método de extrusão de material. O ácido lático e o ácido hialurónico foram utilizados para promover a printabilidade. Os scaffolds desenvolvidos foram caracterizados e a sua biocompatibilidade avaliada. Além disso, os scaffolds foram implantados no modelo de defeito da calvária do rato para confirmar a regeneração óssea. Este estudo oferece uma oportunidade para criar um elevado valor acrescentado nas aldeias piscatórias, através da reciclagem de produtos naturais a partir de resíduos marinhos.

NCBI

Descubra mais aqui.

Técnica ótica para analisar insetos, camarões e peixes

A descoberta está relacionada com a deteção de características, estruturas e/ou órgãos em organismos como insetos, camarões e peixes, mais especificamente com a deteção e classificação baseada em imagens. A presente invenção descreve uma técnica de fluxo de imagem, projetada para analisar organismos como insetos, peixes, camarões um a um e, opcionalmente, separá-los. Os organismos podem ser pré-adultos (por exemplo, larvas) ou adultos.

Espacenet

Descubra mais aqui.


BIOTECNOLOGIA MARINHA

Processo para fornecer uma combinação de algas fermentadas e/ou algas e material vegetal selecionado da família Fabaceae

Esta invenção diz respeito a uma composição que compreende uma alga marinha fermentada e/ou uma alga fermentada, em combinação com um material vegetal fermentado, selecionado da família Fabaceae.  A composição fermentada desenvolvida, pode ser utilizada para: aumentar a cor de um salmonídeos; aumentar o crescimento de peixes e/ou animais terrestres; reduzir a mortalidade; aumentar a conversão alimentar; e/ou reduzir o consumo de ração de peixes e/ou animais terrestres.

Espacenet

Descubra mais aqui.

Nanopartículas de sílica mesoporosa derivadas de diatomáceas, carregadas com fucoidano para uma terapia quimio-fotodinâmica melhorada

Neste estudo, o objetivo foi a conceção de uma terapia combinada de quimioterapia e terapia fotodinâmica (PDT). Foram sintetizadas nanopartículas de sílica mesoporosa de terra de diatomáceas (dMSN) contendo iões metálicos lantanídeos numa composição PDT. Estas nanopartículas podem gerar ROS sob irradiação de luz infravermelha próxima e têm capacidades de imagem por ressonância magnética e fluorescência, confirmando o seu efeito fototerapêutico nas células cancerígenas HCT116. O fucoidano, derivado de algas castanhas, foi utilizado como componente de quimioterapia. O fucoidano extraído de Sargassum oligocystum em Pingtung Haikou apresentou a maior atividade anticancerígena. A terapia combinada demonstrou uma eficácia anticancerígena superior em comparação com a PDT ou a quimioterapia isolada, sintetizando com sucesso nanopartículas para quimioterapia combinada e terapia fotodinâmica.

NCBI    

Descubra mais aqui.

Mucopolissacarídeo tipo heparina derivado da bexiga natatória de peixe e métodos de fabrico e utilização do mesmo

O objetivo desta patente é fornecer uma aplicação de um mucopolissacarídeo tipo heparina, derivado da bexiga natatória de peixe, na preparação de inibidores da angiogénese, onde o mucopolissacarídeo tipo heparina demonstrou ter forte efeito na inibição da angiogénese.

Patentscope

Descubra mais aqui.

Drag View