NewsSonar Tecnológico #18

Sonar Tecnológico #18

O B2E apresenta a décima oitava edição do Sonar Tecnológico, a nossa seleção mensal de iniciativas nacionais e internacionais a reter, no âmbito de novas patentes e tecnologias no setor da bioeconomia azul.

Aquacultura

  1. Aditivo melhorado para rações de aquacultura

Um aditivo alimentar adequado para uso em aquacultura comercial, feito de algas marinhas secas em pó suplementado com 2,5% (m/m) de andrografolídeo, aumenta a taxa de conversão alimentar (a razão entre o ganho de peso e o peso da ração utilizada) e a taxa de crescimento, ao mesmo tempo que reduz a vulnerabilidade a patogénios marinhos transportados pela água, tais como Piscirichettsia salmonis e o vírus da síndrome da mancha branca.

Em Espacenet

Saiba mais aqui.

  1. Estaremos a aproximar-nos das soluções nutricionais sem peixe?

Testes recentes da Rede de Inovação F3 descobriram que é viável e economicamente viável para os especialistas em nutrição para aquacultura reduzir significativamente – ou mesmo eliminar – a farinha e o óleo de peixe das dietas de espécies carnívoras de peixe como Achingã, Seriola e pampos.

Em The Fish Site

Saiba mais aqui.

  1. Uma solução nutricional para aquacultura com alto conteúdo de água e óleo, sistema e método de fabrico da referida solução nutricional para aquacultura

A presente invenção está relacionada com um sistema e um método de fabrico de um produto alimentar para animais de criação num ambiente de aquacultura, incluindo, mas não limitado a peixe, camarões e caranguejos.

Em Patenscope

Saiba mais aqui.

Recursos Marinhos Vivos

  1. Moléculas Bioativas de Diatomáceas Marinhas e o seu Valor para a Indústria Nutracêutica

Esta revisão centra-se nos estudos que exploram as atividades biofarmacológicas de moléculas bioativas de Diatomácias quando relevantes para a prevenção e/ou tratamento de doenças humanas. Além disso, considera as diatomáceas e os seus extratos (ou compostos purificados) quando relevantes para aplicações nutracêuticas específicas.

Em NCBI

Saiba mais aqui.

  1. Processo para reduzir o conteúdo de flúor na produção de concentrado de proteínas a partir de Krill

A presença de flúor no exosqueleto dos crustáceos, e especialmente no Krill, representa um problema para a sua utilização como fonte de alimentos, rações para animais, aditivos para rações animais e/ou aditivos alimentares. Foi desenvolvido um processo de remoção desse flúor do Krill, sujeitando o mesmo a fragmentação e a um processo de hidrólise enzimática antes, ou simultaneamente, com a remoção das partículas do exoesqueleto, produzindo um produto com teor reduzido de flúor. Inerente ao processo descrito está a capacidade de processar Krill com um elevado teor de lípidos polares para produzir produtos de qualidade superior, com baixo teor de flúor, adequados para a indústria alimentar e de rações para animais, bem como para a indústria farmacêutica, nutracêutica e cosmética.

Em Espacenet

Saiba mais aqui.

  1. Nova fonte de lípidos de microgalgas para leite em pó infantil

As microalgas foram recentemente sugeridas como uma fonte alternativa de lípidos para formulações de leite em pó infantis para alcançar um perfil semelhante de ácidos gordos e um padrão de esterificação encontrado no leite humano.

In Science Direct

Saiba mais aqui.

Biotecnologia Marinha

  1. Antigénio alergénico e epítopo para o mesmo

A presente invenção refere-se a um kit, uma composição, e um método de diagnóstico de alergia ao peixe, também se refere a uma composição farmacêutica que inclui um antigénio, peixe, ovas de peixe ou produtos transformados de tal peixe ou ovas de peixe em que tal antigénio é eliminado ou reduzido. A presente invenção relaciona-se ainda com um teste para determinar a presença ou ausência de um antigénio de peixe num objeto de interesse.

Em Espacenet

Saiba mais aqui.

  1. Composição de bacteriófagos para o tratamento de infeções por Clostridium perfringens

A invenção está relacionada com o campo da fagoterapia. Está particularmente relacionada com o desenvolvimento de fagos, composições à base de fagos e métodos para tratar ou prevenir infeções bacterianas, particularmente C. perfringens, em animais, incluindo humanos, aquacultura e gado. A invenção relaciona-se também com a utilização das composições como alimento para animais e como forma de descontaminação biológica em rações e produtos alimentares para consumo humano e animal.

Em Espacenet

Saiba mais aqui.

  1. Enzimas marinhas: Classificação e aplicação em várias indústrias

As enzimas são um grupo de biomateriais marinhos que recentemente tem tido destaque por serem produzidos em condições ambientais difíceis, tais como alta salinidade, extensa gama de pHs, uma vasta gama de temperaturas, e alta pressão.

Em NCBI

Saiba mais aqui.

Drag View