Secretária de Estado do Mar anuncia Vale de Inovação em Biotecnologia Azul
Durante o Blue Wink-E 2024: Escolher Azul, Viver Verde, organizado pelo B2E CoLAB
O Governo português vai lançar o Vale de Inovação para a Biotecnologia Azul para Pequenas e Médias Empresas (PME) até ao final do ano. O anúncio foi feito pela Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, durante a sessão de encerramento do Blue Wink-E 2024, sublinhando a importância estratégica da biotecnologia azul para Portugal, juntamente com outras áreas emergentes da economia azul, e destacando o papel do B2E CoLAB na concretização desta visão.
“Estamos a trabalhar para lançar muito em breve, espero eu até o final deste ano, o Vale Inovação para a Biotecnologia Azul. Esta medida vai apoiar iniciativas empresariais e inovadoras de PMEs da área da biotecnologia azul, nomeadamente através da aquisição de serviços de consultoria de inovação, assistência tecnológica ou proteção de direitos de propriedade intelectual, com vista a potenciar a sua afirmação no mercado”, acrescentou. Lídia Bulcão enfatizou que o Vale de Inovação para a Biotecnologia Azul “vai estimular este subsetor da economia azul, um fator tão determinante para a competitividade e internacionalização das empresas, como é a transferência de conhecimento”.
“São entidades como o B2E CoLAB que aportam diariamente inovação e conhecimento aos subsetores da aquacultura, biotecnologia marinha e recursos marinhos vivos”.
A biotecnologia azul é uma área de crescimento acelerado, com aplicações que vão desde cosméticos até biomateriais, respondendo a uma procura global por produtos sustentáveis. Para Portugal, este setor abre portas para liderar a inovação na Europa, promovendo uma utilização responsável dos recursos marinhos. “É impossível para este Governo dissociar a dimensão sustentável da dimensão económica quando falamos de economia azul”, referiu.
Lídia Bulcão destacou também a relevância do Pacto da Bioeconomia Azul, uma agenda mobilizadora para a inovação empresarial cofinanciada pelo PRR, que representa um investimento de 133 milhões de euros. Este pacto, do qual o B2E CoLAB é parte integrante, “representa a diversidade da economia azul portuguesa e o trabalho colaborativo necessário para promover e qualificar este subsetor tão importante”.
“São entidades como o B2E CoLAB que aportam diariamente inovação e conhecimento aos subsetores da aquacultura, biotecnologia marinha e recursos marinhos vivos”, afirmou a Secretária de Estado, acrescentando que eventos como o Blue Wink-E são fundamentais para congregar o ecossistema, estimular a inovação e promover a troca de experiências e criatividade.
O evento Blue Wink-E 2024: Escolher Azul, Viver Verde, promovido e organizado pelo B2E CoLAB, reuniu especialistas, empresários e líderes de diversos setores, reforçando a importância de desenvolver estratégias eficazes para evidenciar o valor e o potencial dos produtos marinhos, tanto em termos ambientais como económicos.