Comissão Europeia lança campanha para promover a aquacultura sustentável na UE
A Comissão Europeia lançou uma campanha a nível da União Europeia para promover a aquacultura sustentável, destacando a dedicação dos produtores europeus e os benefícios desta atividade para as economias locais.
A campanha, intitulada “Aquacultura da UE. Trabalhamos para si com paixão“, decorrerá nos próximos três meses e visa aumentar a produção interna, reduzir a dependência de importações e impulsionar as economias locais.
A iniciativa destaca nove espécies: mexilhões, trutas, amêijoas, douradas, ostras, carpas, salmões, corvinas e algas. Através de vídeos, conteúdos educativos e visitas a locais de aquicultura na UE, a campanha oferece uma experiência imersiva “da quinta ao prato”.
A campanha surge num contexto em que a produção aquícola da UE se mantém estável desde 2018, apesar do crescimento global. Entre os principais obstáculos ao crescimento da aquicultura na UE estão a falta de aceitação social para novos locais de aquicultura e a insuficiente sensibilização para a importância e os benefícios desta atividade para os cidadãos europeus.
Com esta iniciativa, a Comissão Europeia pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da aquicultura sustentável, reforçando a confiança nos produtos aquícolas europeus e promovendo práticas sustentáveis que beneficiem tanto os consumidores como o meio ambiente.
