NewsB2E participa na criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul

B2E participa na criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul

O B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul é o único laboratório colaborativo português a integrar o Comité de Acompanhamento do grupo de trabalho que estará na origem da criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul.

“A participação do B2E – Blue Bioeconomy CoLAB neste grupo de trabalho é um marco significativo para nós. Para além de ser um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver, estamos muito entusiasmados por contribuir para o crescimento da biotecnologia azul em Portugal”, alude Maria Coelho, coordenadora executiva do laboratório.

A primeira reunião do Comité de Acompanhamento ocorreu na Câmara Municipal de Matosinhos, a 26 de abril, com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O projeto do Centro Internacional de Biotecnologia Azul vai ser apresentado em setembro, esperando-se que, em 2025, esteja em andamento nos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos.

Segundo o ministro, os dois anos servirão “para recolher tudo o que o grupo de trabalho vai produzir, formatarmos em termos de políticas públicas e, depois, mobilizarmos os parceiros para ter o projeto a funcionar”.

Ao abrigo do protocolo assinado, as entidades envolvidas “propõem-se colaborar ativamente para a criação das condições que permitam a criação de um espaço que contribuirá para o emprego, para a competitividade da região e para a afirmação de Portugal como líder da inovação e investigação aplicada da biotecnologia azul à escala mundial”.

“Acreditamos que a biotecnologia azul é uma das principais áreas de crescimento para a economia portuguesa e este novo centro internacional irá permitir aumentar a nossa competitividade no mundo”, afirma Maria Coelho.

A biotecnologia azul é uma área emergente que utiliza organismos aquáticos, como algas, peixes e microorganismos, para produzir alimentos, medicamentos, produtos químicos e biocombustíveis. Portugal tem um enorme potencial para liderar nesta área, graças à sua posição geográfica privilegiada e à sua costa marítima extensa.

Sobre o B2E – Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul:

O B2E – Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul, com sede no UPTEC Mar, em Matosinhos, é uma associação privada sem fins lucrativos de universidades, centros de investigação e empresas privadas, pautando-se por princípios de circularidade, sustentabilidade e responsabilidade social. A associação ligada à Biotecnologia Azul atua nas áreas da aquacultura sustentável, biotecnologia marinha e valorização dos recursos marinhos vivos, com vista a desenvolver soluções inovadoras que contribuam para a construção de uma economia de valor acrescentado mais verde e resiliente.

Drag View