B2E CoLAB intervém na 1ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano
O B2E CoLAB para a Bioeconomia Azul vai estar presente na 1ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano, um evento que reúne especialistas, investigadores e agentes de mudança para refletir sobre estratégias inovadoras de sensibilização e envolvimento do público na proteção do oceano. Promovida pela Ciência Viva em parceria com a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica, a conferência terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, nos dias 5 e 6 de dezembro, assumindo-se como um marco na promoção da literacia do oceano em Portugal.
A participação do B2E CoLAB reforça o seu compromisso em posicionar o conhecimento e a valorização dos recursos marinhos como pilares de uma sociedade mais consciente e responsável. Através de abordagens inovadoras, o B2E CoLAB tem apostado em ações relacionadas com a literacia do oceano que pretendem mobilizar cidadãos e comunidades, promovendo uma relação mais próxima e informada com o mar.
Neste encontro, o B2E CoLAB será representado por Patrícia Gonçalves, Gestora de Comunicação e Marketing, que integrará a mesa-redonda “Literacia e Cidadania/Ativismo Social”, a partir das 16h30, onde destacará o papel fundamental da literacia do oceano na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis pelo ambiente. A discussão irá focar-se na literacia do oceano como uma ferramenta poderosa para promover cidadania ativa e incentivar o ativismo social em prol da proteção dos recursos marinhos.
A 1ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano surge num momento crucial para sensibilizar cidadãos e organizações sobre a relação de interdependência entre o Homem e o oceano. O objetivo é estimular atitudes informadas e responsáveis sobre os recursos marinhos, promovendo ações que incentivem o envolvimento coletivo na aprendizagem, conhecimento e proteção dos mares.
A iniciativa é liderada pela Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica, que opera uma rede de 20 Centros de Ciência espalhados por todo o território nacional. A sua missão é aproximar ciência e sociedade, promovendo a cultura científica e tecnológica junto de investigadores, cidadãos, alunos, professores, jovens e adultos.
O evento está igualmente alinhado com os objetivos do Comité Nacional para a Década do Oceano, que lidera a ação de Portugal na concretização das metas globais da Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica.