Share
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou o lançamento de sete novas microcredenciações em Economia Azul, focadas na qualificação de profissionais para um setor em crescimento. As formações decorrem em regime pós-laboral e b-learning, abrangendo áreas estratégicas da economia azul sustentável. O módulo de aquacultura e biotecnologia azul será ministrado pelo B2E CoLAB.
A primeira formação, dedicada ao Direito do Mar, arranca em fevereiro, seguida pelo curso de Ordenamento do Território, em março. Em abril, inicia-se a microcredenciação em Desenvolvimento Sustentável, enquanto a de Turismo Azul Sustentável decorre entre abril e maio. O curso de Energias Renováveis Oceânicas tem início em maio, seguido da formação em Aquacultura e Biotecnologia Azul, que decorre entre maio e junho e que é lecionada pelo B2E CoLAB. A última microcredenciação, dedicada a Modelos de Negócio, arranca em junho.
Formações certificadas para novos desafios
As microcredenciações são cursos de curta duração e certificados, concebidos para responder às exigências do mercado de trabalho. Com enfoque na aquisição rápida de competências, estas formações oferecem conhecimento prático sobre os desafios e oportunidades da economia azul.
O setor tem registado um crescimento significativo, acompanhado por uma procura crescente de profissionais qualificados. Empresas e instituições apostam na inovação e na sustentabilidade, criando novas oportunidades de emprego em diferentes áreas ligadas ao mar.
De acordo com o relatório “Empregos para jovens na Economia Azul”, publicado pelo projeto Blue Generation, a Economia Azul europeia emprega atualmente cerca de 5,4 milhões de pessoas, com a ambição de duplicar este número até 2030.
Candidaturas já disponíveis
As candidaturas às microcredenciações já estão abertas e podem ser submetidas através do portal do IPVC. As vagas são limitadas.
+351 220 731 375
b2e@b2e.pt
Avenida da Liberdade, s/n, sala E7
4450-718 Leça da Palmeira