News

B2E participa na criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul

Read on

B2E participa na criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul

11 de May de 2023
B2e ColabBlue BioeconomyBlue Biotechnology,The Blue Economy

Share

O B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul é o único laboratório colaborativo português a integrar o Comité de Acompanhamento do grupo de trabalho que estará na origem da criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul.

“A participação do B2E – Blue Bioeconomy CoLAB neste grupo de trabalho é um marco significativo para nós. Para além de ser um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver, estamos muito entusiasmados por contribuir para o crescimento da biotecnologia azul em Portugal”, alude Maria Coelho, coordenadora executiva do laboratório.

A primeira reunião do Comité de Acompanhamento ocorreu na Câmara Municipal de Matosinhos, a 26 de abril, com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O projeto do Centro Internacional de Biotecnologia Azul vai ser apresentado em setembro, esperando-se que, em 2025, esteja em andamento nos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos.

Segundo o ministro, os dois anos servirão “para recolher tudo o que o grupo de trabalho vai produzir, formatarmos em termos de políticas públicas e, depois, mobilizarmos os parceiros para ter o projeto a funcionar”.

Ao abrigo do protocolo assinado, as entidades envolvidas “propõem-se colaborar ativamente para a criação das condições que permitam a criação de um espaço que contribuirá para o emprego, para a competitividade da região e para a afirmação de Portugal como líder da inovação e investigação aplicada da biotecnologia azul à escala mundial”.

“Acreditamos que a biotecnologia azul é uma das principais áreas de crescimento para a economia portuguesa e este novo centro internacional irá permitir aumentar a nossa competitividade no mundo”, afirma Maria Coelho.

A biotecnologia azul é uma área emergente que utiliza organismos aquáticos, como algas, peixes e microorganismos, para produzir alimentos, medicamentos, produtos químicos e biocombustíveis. Portugal tem um enorme potencial para liderar nesta área, graças à sua posição geográfica privilegiada e à sua costa marítima extensa.

Sobre o B2E – Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul:

O B2E – Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul, com sede no UPTEC Mar, em Matosinhos, é uma associação privada sem fins lucrativos de universidades, centros de investigação e empresas privadas, pautando-se por princípios de circularidade, sustentabilidade e responsabilidade social. A associação ligada à Biotecnologia Azul atua nas áreas da aquacultura sustentável, biotecnologia marinha e valorização dos recursos marinhos vivos, com vista a desenvolver soluções inovadoras que contribuam para a construção de uma economia de valor acrescentado mais verde e resiliente.

A Poveira strengthens the B2E CoLAB network

Strategic and creative communication should drive ocean literacy

Companies can support the Blue Bioeconomy through Scientific Patronage

B2E CoLAB is looking for a financial manager

+351 220 731 375
b2e@b2e.pt

Avenida da Liberdade, s/n, sala E7
4450-718 Leça da Palmeira