Share
O B2E – Blue Bioeconomy CoLAB participou no encontro de 18 meses do projeto europeu InnoEcoFood, que decorreu entre 1 e 3 de julho de 2025 no Quénia. Este projeto ambicioso, financiado pelo programa Horizonte Europa, visa transformar cadeias de valor alimentares através da criação de EcoHubs sustentáveis baseados na aquacultura e na produção de insetos.
Representado por Ana Rita Ribeiro (Gestora de Inovação e Projetos) e Patrícia Gonçalves (Gestora de Comunicação e Marketing), o B2E CoLAB contribuiu ativamente para as discussões estratégicas, com especial destaque para o grupo de trabalho centrado na formação, comunicação e disseminação.
INNOECOFOOD: um projeto com impacto global
Com 21 parceiros de 11 países da Europa e África, o InnoEcoFood tem como missão enfrentar desafios globais como a fome, a pobreza e as alterações climáticas. O projeto aposta numa abordagem holística à produção alimentar, promovendo práticas ecológicas, tecnologias inovadoras e o empoderamento das comunidades locais.
Os EcoHubs — centros agroindustriais sustentáveis — estão a ser implementados em seis países africanos (Quénia, Uganda, Tanzânia, Gana, Namíbia e Egito), funcionando como laboratórios vivos onde se testam e aplicam soluções inovadoras para a produção de peixe, spirulina e insetos, bem como tecnologias de pós-colheita e alimentação sustentável.
O papel do B2E CoLAB
O B2E CoLAB está envolvido na criação de conteúdos educativos e estratégias de comunicação que irão capacitar 120 mulheres, 120 jovens e futuros trabalhadores dos Eco-Hubs. O objetivo é garantir que o conhecimento gerado no âmbito do projeto seja acessível, relevante e replicável, promovendo a autonomia e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Durante o encontro no Quénia, todos os elementos do consórcio tiveram a oportunidade de visitar um dos EcoHubs em construção, em Kisumu, testemunhando de perto o impacto transformador do projeto no terreno.
Portugal em destaque
Além do B2E CoLAB, Portugal está representado no consórcio pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, que lidera o projeto, e pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
Este encontro foi uma oportunidade valiosa para reforçar sinergias, alinhar estratégias e consolidar o compromisso de todos os parceiros com um futuro alimentar mais justo, sustentável e inovador.
+351 220 731 375
b2e@b2e.pt
Avenida da Liberdade, s/n, sala E7
4450-718 Leça da Palmeira